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Programa De Qualidade De Vida Baseado em Mindfulness

Todos reconhecemos que o nosso dia a dia é cercado de preocupações e anseios. O segredo talvez seja reconhecê-los e conciliá-los com os nossos desafios diários. Entendemos que todos podemos e merecemos ter uma melhor qualidade de vida. Este programa foi pensado para você que quer lidar melhor com o stress do dia a dia, através do autoconhecimento e da conscientização de como nossa mente funciona. Você aprenderá a lidar melhor com os seus desconfortos emocionais e fazer escolhas mais sábias no seu dia a dia.

Este programa é para você que:

  • Considera que tem pouca capacidade de atenção;
  • Reage excessivamente às situações do dia a dia;
  • Tem níveis elevados de estresse;
  • Tem sintomas de ansiedade e depressão;
  • Tem dor crônica e outras enfermidades como hipertensão e diabetes.
  • Deseja ter mais qualidade de vida e mais autoconhecimento;
  • Deseja mudar a maneira como se relacionam com suas vidas, como pensam e como se sentem sobre as experiências diárias.

Neste curso, você aprenderá os princípios da atenção e consciência plenas (Mindfulness), bem como uma série de práticas meditativas que compõem o programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness. A participação no programa e engajamento nas práticas favorece a redução do estresse, ansiedade e depressão e a regulação emocional.

 

O Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness tem o objetivo de favorecer o autoconhecimento para o desenvolvimento de escolhas mais conscientes e para o autocuidado. O programa foi desenvolvido pelos professores do Centro Paulista de Mindfulness, inspirados pela sua vasta experiência em mindfulness com brasileiros e nos mundialmente reconhecidos programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT), Breathworks, Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP) e Mindful Self-Compassion (MSC).

Neste programa, você aprenderá gradualmente como inserir a prática de mindfulness em seu dia-a-dia, começando por práticas para regular a atenção, ampliar a consciência corporal e a como incorporar as habilidades de mindfulness nas atividades rotineiras.

A partir da metade do programa, começamos a aprender como usar as habilidades de mindfulness em situações mais desafiadoras da vida, pois nesses momentos tendemos a cair facilmente no piloto automático. Nessa altura do programa, aprenderemos a entrar em contato com nossos pensamentos e emoções, como um observador externo, sem nos deixar levar pelas nossas histórias mentais ou interpretações sobre a vida. Quando começamos a vivenciar a vida dessa maneira, regulamos melhor nossas emoções, além de desenvolver formas mais hábeis de nos relacionarmos com os desafios do dia-a-dia. Com o tempo, vamos nos sentindo mais no controle de nossas vidas, mais abertos às surpresas de cada dia.

Nos aproximando do final do programa, trabalhamos um pouco mais a autocompaixão, a compaixão e como manter as práticas em nossas vidas, após o término dos programas. As habilidades de autocompaixão e compaixão, nos permitem cuidar melhor de nós mesmos, das nossas relações e do mundo em que vivemos, aumentando nosso senso de pertencimento e apreciação.

A cada semana, aprenderemos novas práticas formais de meditação nas sessões e você será orientado sobre como incorporá-las no seu dia. Para isso, oferecemos áudios semanais de meditação, que te ajudarão nesse processo.

Além das práticas formais, orientaremos também sobre como trazer para as atividades rotineiras, as habilidades que aprendemos na sessão. Todo esse aprendizado, está compilado em uma apostila que você receberá na primeira sessão, com os fundamentos teóricos e orientações para a prática na sua vida.

Resumidamente, o programa contempla:

• 8 sessões semanais, com duração de 2 horas
• Áudios de meditação guiada para prática diária
• Apostila com conteúdos que fundamentam as sessões e orientações para prática diária
• Discussões em grupo sobre as experiências, dificuldades e incorporação das técnicas na rotina
• Possibilidade de participação semanal em sessões online de manutenção gratuitas após o término do programa.

Quer saber o que mais este programa contém?

Veja abaixo os principais temas e habilidades a serem trabalhadas em cada sessão:

Sessão 1 – Saborear a vida

Habilidades a serem aprendidas: Reconhecer e se afinar com as sensações e com os sentidos, reconhecer a diferença entre piloto automático e consciência.

Sessão 2 – Como Vivemos

Habilidades a serem aprendidas: Estabilizar a atenção; Reconhecer os desafios e armadilhas da prática; Despertar e reconhecer o escalonamento dos pensamentos e o consequente aumento do sofrimento.

Sessão 3 – Como Podemos Viver

Habilidades a serem aprendidas: Estar presente no corpo em movimento; Perceber e acompanhar; Treinar o controle inibitório por meio de movimentos lentos e conscientes; Reconhecimento e aceitação dos pensamentos.

Sessão 4 – Como Interpretamos a vida

Habilidades a serem aprendidas: Evolução do treino atencional, da atenção focada para o monitoramento aberto (vigilância); Percepção de si mesmo ao viver uma situação inesperada/difícil

Sessão 5- Como lidar com as dificuldades da vida

Habilidades a serem aprendidas: Observação consciente dos pensamentos; Ir ao encontro das dificuldades (deixar vir, abrir-se, se acolher e acompanhar); Confiar no corpo e na transitoriedade dos fenômenos.

Sessão 6 – Sentir e atender as necessidades do seu coração

Habilidades a serem aprendidas: Monitoramento aberto de toda a experiência; Tomar consciência da própria dor, sofrimento ou insatisfação; Reconhecer a condição humana compartilhada (todos os seres humanos experimentam dificuldades); Despertar e intensificar o sistema de acolhimento, autocuidado, gentileza e autocompaixão; Identificar frases e gestos que podem ativar o sistema de acolhimento no dia-a-dia; Relação com as necessidades pessoais, sua autonomia e interdependência.

Sessão 7- Compartilhar as qualidades do coração

Habilidades a serem aprendidas: Desenvolver a autonomia com a prática experimentando praticar sem condução guiada; Experimentar o cultivo da bondade amorosa para si e para o outro e reconhecer o que surge a partir daí.

Sessão 8 – Finitude e o viver autêntico

Habilidades a serem aprendidas: Valorizar e aprender a se relacionar com a finitude; Aclarar intenções para o futuro, desafios que possam surgir, valores, a própria natureza, talentos, singularidades e a todos que permitiram a participação no programa; Cultivar a gratidão; Reconhecer o empenho pessoal, saborear os frutos e compartilhar.

Atenção: Esse programa é voltado para prática pessoal, e não para formação profissional.

O programa de 8 semanas serve como pré-requisito para a inscrição em programas de formação profissional em mindfulness.

 

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