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Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) para Depressao

A atenção plena começa quando reconhecemos a tendência de estar no piloto automático e nos comprometemos a aprender a melhor forma de sair dela e nos tornar conscientes de cada momento. Praticar como propositalmente mover a atenção ao redor do corpo mostra quão simples e quão difícil isso pode ser.

O foco adicional no corpo começa a mostrar mais claramente a “tagarelice da mente” e como isso tende a controlar nossas reações aos eventos cotidianos.

Com maior consciência, começamos a perceber o quão ocupada e dispersa a mente pode ser. Aprender a intencionalmente levar a consciência para a respiração, ou sensações corporais, oferece a possibilidade de ser mais focado e tranquilo.

A mente está mais dispersa quando tenta se apegar a algo e evitar / escapar de outras coisas. A atenção plena oferece uma maneira de permanecer presente, ver as coisas de outro lugar, ajudar a ter uma perspectiva mais ampla e relacionar-se de maneira diferente com a experiência.

Relacionar-se diferentemente envolve trazer à experiência uma sensação de “permitir” que seja exatamente como é, sem julgá-lo ou tentar torná-lo diferente. Tal atitude de aceitação é uma parte importante de cuidar de si mesmo e ver mais claramente o que precisa mudar.

O humor negativo e os pensamentos que os acompanham restringem nossa capacidade de nos relacionarmos de maneira diferente com a experiência. É libertador perceber que nossos pensamentos são apenas pensamentos, mesmo aqueles que dizem que não são!

Existem algumas coisas que podem ser feitas quando a depressão, a ansiedade e o estresse nos ameaçam, como por exemplo, fazer uma pausa para respirar e, em seguida, decidir como agir. Cada pessoa tem seus sinais de alerta únicos e ter uma consciência deles, “identificando-os” cedo, ajudará a fazer planos para a melhor forma de responder ao tumulto da mente, ao humor deprimido, etc., antes de se tornar excessiva demais.

Manter um equilíbrio na vida é favorecido pela prática regular de Mindfulness.. Boas intenções podem ser fortalecidas pela ligação dessas intenções a uma razão positiva para cuidar de si mesmo.

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