A sociedade atual, cheia de cobranças, exigências e responsabilidades faz com que as pessoas tenham uma ansiedade e preocupação desenfreadas em relação ao futuro. E essa ansiedade pode ser paralisante e angustiante, em diversos níveis de profundidade.

A partir de cenários que vão se configurando na mente, muitas vezes criativos e fantasiosos, o ansioso vive em situações distantes do que realmente pode acontecer. A caminhada pode ser bastante sofrida com esse tipo de de percepção, já que geralmente é negativa e pessimista.

Com os exercícios de mindfulness, o praticante consegue desacelerar eficazmente e focar no momento presente. Leia o artigo e descubra agora mesmo 3 exercícios simples e práticos de mindfulness para desacelerar.

1. Escute ativamente
Ao conversar com alguém, foque no que o outro está dizendo, na entonação das palavras, nas suas expressões faciais e na sua postura ao invés de ficar desatento ou pensando na próxima coisa que irá falar. Você pode praticar a escuta ativa ao fazer contato visual, pensando e prestando atenção somente naquilo que a outra pessoa está dizendo, e fazendo perguntas ou repetindo suas ideias para garantir que você compreendeu corretamente.

2. Faça uma pausa durante o trabalho ou estudos. Por alguns minutos entre em sintonia com sons e atividades do ambiente, sem julgar. Repare em vozes, passos, sons. Repare no ambiente, na decoração, na luz que entra pela janela. Faça um mapa mental e tente memorizar os detalhes, sendo possível lembrar exatamente onde cada objeto fica para recordar quando você não estiver mais naquele ambiente.

É possível treinar a capacidade de firmar uma âncora no presente em vez de sofrer com o que pode dar errado no futuro.Começar a cultivar um estado de presença, trazer o foco dos pensamentos para o agora, para o presente é uma estratégia fundamental para tratar a ansiedade. Pratique os exercícios!

Conheça o nosso Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida e incorpore definitivamente o Mindfulness em sua vida.

Saiba mais >> https://spmindfulness.com.br/programa-de-qualidade-de-vida/