Blog

As Escolas da Inglaterra Terão uma Nova Disciplina: “Mindfulness”

Mindfulness é a habilidade de estar atento ao presente momento, numa atitude de curiosidade e abertura. Por estarmos mais no presente momento nós temos a oportunidade de perceber claramente nosso processos mentais e lidar com ele de maneira mais eficiente.

A nossa mente tem a tendência de automatizar processos e se “prender” a conteúdos passados ou ficar presa no futuro. Toda essa tendência da nossa mente tem uma função muito importante no nosso dia a dia e na maneira que lidamos com o mundo. Porém frente a situações novas e estressantes esse automático da nossa mente pode se tornar muito danosa para o bem estar físico e emocional.

Há vários indícios científicos mostrando que esse estado da mente que é cultivado por algumas práticas e treinamentos está associado à uma série de indicadores de saúde, menos estresse, ansiedade, depressão e melhor saúde. Também sabemos que Mindfulness é uma habilidade poderosa para o desenvolvimento da inteligência emocional e habilidades sócio-emocionais, como empatia, melhor gerenciamento emocional frente a situações desafiadoras, melhor relação com o a equipe entre outros ganhos.

Outros estudos ainda mostram que a pratica de Mindfulness é responsável por aumentar a criatividade, resiliência emocional, clareza de raciocínio, redução da fadiga emocional ligado ao trabalho (burnout).

Durante muitos anos, no mercado de trabalho a busca era de apenas competências que estavam relacionadas no Curriculum (Hard Skills), mas nos dias de hoje, a necessidade de habilidades emocionais e de gerenciamento pessoal e interpessoal (Soft Skills) tem se mostrado de extrema importância para qualquer organização. Num mundo de mudanças rápidas respostas automáticas podem ser muito danosas para se lidar com novos contextos.

No Brasil e no Mundo grandes empresas tem implementado Mindfulness em larga escala no seu ambiente corporativo. Em um artigo publicado em 2012 no New York Times, Richard Fernández, diretor de desenvolvimento executivo e psicólogo, afirmou depois de fazer um treinamento em Mindfulness que “…introduzir Mindfulness no local de trabalho não impede que haja conflitos, porém quando surgem desafios complexos, as pessoas com este treinamento são mais capazes de reconhecê-los e lidar com eles com maior habilidade. Ao longo do tempo, com este treinamento, aprendemos a desenvolver nossos recursos internos para nos ajudar a lidar com as dificuldades com maior desenvoltura, conforto e inteligência”.

Mindfulness no trabalho é um treinamento destinado a mobilizar os recursos internos dos participantes para aprender, crescer e cuidar de si mesmos, realizando mudanças positivas em suas atitudes e condutas que resultem em um aumento da eficácia, clareza, compaixão e empatia.

WhatsApp

(11) 94977-0771

Endereço

Rua Amaro Cavalheiro, 347 – CJ 306

 

E-mail

contato@spmindfulness.com.br

Facebook

facebook.com/spmindfulness/

Instagram

instagram.com/cpmindfulness/

Youtube

youtube.com