A Meditação é capaz de gerar um grande aumento na qualidade de vida dos funcionários, bem como no seu desempenho no trabalho. Para algumas empresas e até mesmo grandes corporações, isso já é bastante claro. E esta simples prática também pode fazer parte da sua, basta ter um ambiente adequado para ela. Neste texto você vai saber como a Meditação pode ajudar na melhora do desempenho dos seus colaboradores e como implementá-la na sua empresa.

Por que Meditar?

A Meditação, prática milenar tão presente no Oriente, vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos no Ocidente. Seus benefícios têm sido comprovados em muitos estudos científicos, tornando mais evidente o poder desta simples atividade sobre o corpo, a mente e as emoções.

Redução do estresse e ansiedade e aumento da concentração, foco, criatividade e produtividade são alguns dos motivos que têm levado tanta gente a aderir à Meditação. Não poderia ser diferente: vinda do latim “meditare”, significa desligar-se do mundo externo e voltar-se para dentro, para o próprio centro. Basicamente, ela abre espaço para viver AQUI e AGORA, cultivando a paz interior – sentida por seus praticantes.

Além dos benefícios citados acima, a Meditação proporciona:

  • Redução do estresse;
  • Tratamento natural para ansiedade e depressão;
  • Liberação de diversos hormônios do bem-estar no organismo;
  • Melhora da saúde física – inclusive da tolerância à dor;
  • Aumento da imunidade e longevidade;
  • Clareza mental;
  • Maior compreensão das próprias emoções e pensamentos;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Aumento de emoções positivas.
  • Autoconhecimento

Por que, então, Meditar DENTRO da empresa?

Com o tempo, entregar resultados, participar de reuniões desgastantes e bater metas pode ser uma realidade extremamente estressante e cansativa para os colaboradores de uma empresa. Em um ambiente assim, todos tendem a ficar mais irritados e tensos, e isso afeta drasticamente a saúde e a produtividade no ambiente de trabalho. Os gestores transmitem aos demais funcionários sua tensão e as relações entre todos podem se tornar bem desafiadoras.

Nesse contexto, o nível de cortisol – hormônio do estresse – aumenta e as tomadas de decisão pioram, assim como a resolução de problemas, comprometendo não só a saúde da empresa, mas também dos funcionários. Porém, com a presença da Meditação, tudo isso pode ser reduzido e até revertido com baixo investimento.

Em empresas e corporações onde a Meditação já está presente os colaboradores relatam se sentir mais dispostos, energizados, focados e criativos. As relações com os colegas de trabalho melhoram de forma significativa, o ambiente se torna mais leve e descontraído, e sua estrutura para lidar com desafios e situações de estresse também aumenta muito.

Steve Jobs e Bill Gates chegaram a declarar que praticavam a Meditação Mindfulness e, com ela, se mantinham mais focados e produtivos em suas atividades. Atualmente, Apple, Google, Facebook, Intel e Vivo são algumas das grandes empresas que veem o quanto a Meditação é benéfica tanto para os funcionários quanto para a melhora dos resultados das empresas, e são adeptos dela. É capaz de “turbinar” o cérebro, tornando a performance de seus praticantes muito melhor.

Como você pode implementar a Meditação em sua empresa?

Tenha um espaço adequado

O ambiente deve ter espaço para todos que quiserem participar. Pode ser, por exemplo, a sala de reuniões da empresa. É importante que os praticantes possam participar independente da roupa que estiverem usando, portanto, cadeiras são suficientes para que se sintam confortáveis durante a Meditação. Além da sala estar livre de distrações e ruídos, elementos que remetam à natureza podem criar um espaço ainda mais propício para a Meditação, como fonte com água, pedras e/ou plantas.

Reserve um tempo específico para isso

Ao contrário do que muitos pensam, a Meditação pode ser feita em pouco tempo. Ao passar de 10 a 15 minutos praticando, os funcionários já podem sentir seus benefícios.

Algumas empresas optam por fazer no início ou final do horário de almoço, outras no fim do expediente. Isso varia de acordo com a dinâmica da empresa – podendo ser diária ou semanal. Porém, para que os resultados surjam e permaneçam com a equipe, o importante é que ela seja feita com regularidade, de preferência no mesmo horário.

Comece de forma simples

Ambiente adequado e tempo estipulado: e agora, qual prática fazer?

Existem inúmeras, porém, aplicativos com meditações guiadas podem ser uma boa solução para o início da prática. Neles estão presentes técnicas simples como o foco total na respiração e no corpo. Existem também a prática focada em relaxamento, meditação ativa, meditação silenciosa, plena atenção aos detalhes, e muitas outras. Recorra às mais simples.

Porém, para aprimorar e aprofundar a prática ainda mais, é importante ter a presença de um instrutor de qualidade e certificado dentro da empresa ou até mesmo programas e palestras de Mindfulness, específicos para corporações. Assim, todos que participarem vão poder aproveitar ao máximo o que a Meditação pode oferecer!

Seus funcionários estão estressados? Talvez seja hora de experimentar a prática da Meditação Mindfulness na sua empresa. Comece a praticar e veja os resultados positivos no seu ambiente de trabalho!

Quer receber a nossa ajuda para conduzir um programa de mindfulness na sua empresa?

Acesse esse link e saiba mais sobre a nossa consultoria >> https://spmindfulness.com.br/mindfulness-para-empresas/