O legado de Jon kabat-zinn – Mindfulness para Redução de Stress e Qualidade de Vida

A vida no século XXI exige competição, desafios e cobrança. Descubra agora como reduzir o estress e aumentar a qualidade de vida em meio a tudo isso.

Informações desenfreadas, excesso de tecnologia e relações superficiais estão cada vez mais intensas. Tudo é muito rápido, as tecnologias estão rapidamente ficando obsoletas e em meio a todas as transformações que nossa sociedade e trabalho estão enfrentando, temos que lidar com nossas emoções e fragilidades, além de cuidar da nossa família e amigos.

A prática de olhar para dentro e ver as coisas como elas são, sob nossas percepções e reações condicionadas, sem julgamento e com sentimento de compaixão, são fundamentais para libertar com o coração e a mente. Focar no presente, no AQUI e AGORA , percebendo pensamentos, sensações corporais e emoções no momento que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual, sem lembrar do passado ou imaginar o futuro. Essa é a essência do mindfulness.

John Kabat Zinn é doutor em biologia molecular pelo MIT e professor emérito da Faculdade de Medicina na Universidade de Massachusetts e fundador do Center for Mindfulness in Medicine, Healthcare and Society. Em 1979 Kabat apresentou ao mundo o que se tornou a Mindfulness-Based Stress Reduction – MBSR, um curso de 8 semanas inicialmente desenvolvido para ajudar as pessoas a controlar a dor e condições crônicas para as quais os clínicos não podiam oferecer mais ajuda.

Kabat também escreveu 10 livros, dentre os quais, o mais famoso “Where ever you go, there you are” (“Onde quer que você vá, lá estará você”) vendeu mais de um milhão de cópias desde que foi publicado em 1995. E em 2012, mais de 700 programas de MBSR foram oferecidos no mundo inteiro. Kabat Zinn Deixou um legado que após mais de 30 anos continua sendo utilizado por atletas, atrizes, grandes líderes e pessoas de grande influência mundial.

Nosso dia a dia é cercado de excesso de estímulos externos, informações e isso influencia uma grande quantidade de pensamentos ao mesmo tempo, gerando cansaço e estresse. Com as técnicas criadas por Kabat Zinn, é possível manter o bem-estar pessoal e a qualidade de vida, além de conectar-se com o presente, tendo consciência de suas atividades, mantendo o foco e cumprindo tarefas com calma, assertividade e eficiência. São exercícios flexíveis e adaptáveis à rotina, acessíveis para praticar em qualquer hora e em qualquer lugar.

As práticas trazem inúmeros benefícios. Você aprende, por exemplo, a não reagir imediatamente a uma situação, fazendo com que a reação de estresse frente aos problemas não perdure por mais tempo que o necessário. Além disso, você aprende também a desenvolver maior capacidade de foco, trazendo como consequência a melhoria do desempenho laboral e acadêmico.

Há estudos sobre a redução da pressão sistólica e diastólica nos praticantes de mindfulness, mostrando resultados positivos em casos de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Insuficiência Cardíaca. Inclusive outros estudos apontam a diminuição dos sintomas de problemas cardiovasculares e redução de frequência cardíaca. Muitos pesquisadores afirmam que associar a prática de mindfulness como tratamento auxiliar em casos de depressão traz um resultado benéfico. Outras pesquisas indicam que até mesmo o sistema imunológico de quem realiza as práticas melhora: os sistemas de defesa do organismo ficam bem mais ativos, evitando assim doenças. Além desses casos, há muitos outros em que a associação de mindfulness é realizada como terapia complementar.

Embora tenha suas raízes na meditação budista, as práticas não são ligadas a nenhum movimento religioso e qualquer pessoa, independente da cultura, religião ou sistema de crenças pode praticar. Além disso, não é necessário sentar no chão de pernas cruzadas, nem utilizar incenso ou quaisquer adereços – é possível praticar a atenção plena em qualquer lugar e em qualquer hora, de forma simplificada, acessível e prática.

O requisito necessário é ter um engajamento concreto, ou seja, disciplina. Todos os benefícios surgem com o tempo, nada é de imediato e é um estilo de vida. Para se obter mudanças objetivas, é preciso incorporar as práticas na rotina, e felizmente, todas os exercícios são acessíveis e adaptáveis – é possível lavar a louça, caminhar e até mesmo conversar com atenção plena, ancorado e consciente no presente.

As práticas de Mindfulness podem ser subdivididas em formais ou informais. As práticas formais são exercícios de respiração bem estruturados, em que se é necessário reservar um período do dia para realizá-los. São exercícios que respaldam as práticas informais, ou seja, ajudam a manter a atenção plena pelo maior tempo possível durante o dia. Portanto, é preciso ter disciplina para realizá-los: o recomendado é praticá-los inicialmente de 15 a 20 minutos por dia.

Os exercícios informais consistem em vivenciar situações do cotidiano de maneira plenamente consciente, com a atenção focada no que está acontecendo, sem julgar ou racionalizar. Dessa forma, são aplicáveis na hora de subir uma escada, na hora de trabalhar, fazer exercícios físicos, ao fazer uma ligação ou até mesmo ao escovar os dentes. É possível praticar a atenção plena em qualquer atividade: a maneira de realizá-la é que é chamada de mindfulness. Estes exercícios enfatizam vivenciar plenamente e sem preconceito experiências positivas e negativas. Portanto, mindfulness é aplicável em situações simples do dia a dia ou até mesmo naquelas mais complexas que geram estresse.

Ambas as práticas devem ser praticadas em paralelo e uma não é melhor do que a outra. As duas são importantes para que o praticante possa experienciar melhor o viver plenamente.

Quando você está atento e presente no caminho para casa, ou admirando uma paisagem, ou olhando para o sorriso de seu filho ou lidando com conflitos, sua mente está ancorada ao AQUI e AGORA. Neste estado mental é possível ficar tranquilo e em paz, focado, com comportamento e atitude diferentes em relação a você mesmo e aos outros que o cercam.

Ajude a si mesmo a reencontrar a paz e o contentamento nesta época tão frenética como a nossa.

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