Programa de formação de instrutores de Mindfulness

Este é um programa de Mindfulness, que segue as diretrizes mundiais de um MBI – Mindfulness Based Interventions e que traz, de forma prática e didática, muitos elementos que podem contribuir para que os participantes ampliem sua Qualidade de Vida.

Clique na imagem para se Inscrever!

Os programas baseados em Mindfulness têm sido aplicados e estudados em populações com depressão, ansiedade, dor crônica, câncer, hipertensão dentre outras, assim como em profissionais, professores, atletas, e colaboradores e líderes em organizações, e entre os efeitos observados estão redução de ansiedade, dor, depressão, transtornos relacionados ao uso de substâncias, melhora de humor e autoestima, diminuição de estresse, aumento da criatividade e melhora do clima.

A Formação de Instrutores:

 

Desenhamos esta Formação de Instrutores para que os profissionais desenvolvam as habilidades necessárias para conduzir o Programa Mindfulness Para Qualidade de Vida, de forma a provocar um impacto positivo na vida de seus alunos.

Neste curso você conhecerá as teorias e estudos relacionados a Mindfulness, suas origens tradicionais e seculares, e também os exercícios práticos, práticas meditativas, intenções e qual a melhor forma de conduzir cada sessão do programa.

É um programa de vivência intensa, que acontecerá na forma de retiro, onde o grupo e o indivíduo são contemplados de forma profunda, promovendo aprendizagem significativa e ampla.

Nosso principal objetivo é formar profissionais éticos que possam impactar positivamente para a Qualidade de Vida de seus alunos.

Para quem é esta Formação de Instrutores

 

– Profissionais de saúde, professores, consultores e pessoas que possam multiplicar o conhecimento e as práticas de Mindfulness ,com o objetivo de melhorar a Qualidade de Vida de seus alunos.

Pré requisitos:

– Ter participado de um programa de 8 semanas de Mindfulness;

– Ter prática pessoal por ao menos 6 meses ou um retiro de mindfulness ( da tradição  ou Laico) de ao menos 3 dias;

– Estar de  acordo com código  de conduta ética.

O Programa

Este programa acontecerá em 2 módulos presenciais , no formato de retiro e  8 mentorias online .

Ao final dos módulo presenciais o profissional tem a certificação de Instrutor em treinamento e ao final das mentorias, recebe a certificação de Instrutor do Programa Mindfulness para Qualidade de Vida.

Encontro 1

– Fundamentos de Mindfulness

– Desafios da Prática

– Funções do Controle Inibitório

– Funcionamento da Mente

– Metacognição

– Paradoxo de Mindfulness

– Regulação emocional e Mindfulness

– Como estimular Escolhas Conscientes

– Como criar um ambiente ideal para aprendizagem

– Como facilitar as práticas meditativas

– Inquiry- cuidando do processo de aprendizagem

– Habilidade de conduzir o Inquiry

Encontro 2

– Aprimorando as habilidades de conduzir o aprendizado em grupos

– 3 Emotional Regulation System

– O que compõem os MBIs

– Mindfulness na visão das Tradições e da Ciência

– Compaixão, e sua inserção nos programas de Mindfulness

– As 4 qualidades incomensuráveis

– Desenvolvendo habilidades de conduzir práticas de – Compaixão

– Como facilitar as práticas meditativas

– Inquiry- refinando o processo de aprendizagem

– Role Play: conduzindo sessões completas

Por que fazer uma Formação em Mindfulness para a Qualidade de Vida

 

Existe uma atenção crescente aos níveis de stress e das doenças que proliferam em decorrência disso. Ao mesmo tempo, existe uma busca por melhorar a qualidade de vida; e este é o ponto onde podemos contribuir para que a população tenha acesso a instrumentos que as permitam fazer escolhas mais conscientes nas diversas áreas da vida, e isso certamente contribui para que a humanidade fique mais saudável física, mental e emocionalmente.

Ser um instrutor do Programa Mindfulness para Qualidade de Vida é contribuir ativamente para melhorar a vida das pessoas, de forma ética, responsável e amorosa.

Sobre os Professores

Marcelo Batista de Oliveira

​Psicólogo Clínico

Mestre em Saúde Coletiva – Unifesp

Professor de Mindfulness pelo instituto Breathworks – Inglaterra (formação principal)

Professor e instrutor do grupo Mente Aberta – Unifesp

Formação em ACT ( Terapia de aceitação e compromisso) com Russ Harris

Experiência em Psicologia Organizacional, e também na implementação de Mindfulness em ambiente corporativo, realizando  programas de 8 semanas, workshops e palestras sobre o tema.

Co-autor do livro: Terapias Comportamentais de Terceira Geração: Guia para profissionais.

Possui mais de 15 anos de prática meditativa.

Marcio Sussumu Hirayama

​É instrutor do Centro Paulista de Mindfulness (www.spmindfulness.com.br) e do Programa básico de Alquimia Interna do Tao da Grande Tríade (www.grandetriade.com).

Atua com cursos e retiros de práticas corporais e meditativas desde 2006. Realizou Doutorado (Unicamp) e Pós-doutorado (Unifesp) cujas pesquisas abordaram as Intervenções baseadas em Mindfulness. É professor do Curso de Formação de Instrutores de Mindfulness (Mente Aberta, UNIFESP), foi Research fellow do Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor (Reino Unido) e do Center for Mindfulness and Compassion do CHA – Harvard Medical School teaching hospital.

É Mestre em Ciências da Motricidade (Unesp), Fisioterapeuta especialista cardiorrespiratório (Incor-HCFMUSP). Foi bolsista na Universidade de Tsukuba, Japão e na Sahaj Marg Spirituality Foundation (SMSF) em Chennai, Índia. Atuou como professor de yoga (Ananda Marga) e foi residente e focalizador do Setor de Cursos de Nazaré Universidade da Luz onde foi membro do Conselho diretor.

Cursa a Especialização em Acupuntura (ETOSP) e tem participado de retiros e workshops relacionados ao Tao com Eduardo Alexander, Michael Winn, Barry Spendlove, Peter Wayne, Yun Xiang Tseng, Minke De Vos, Karin Sorvik e outros.

Víviam Vargas de Barros

 

Psicóloga, mestre em psicologia, doutora em ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil).  Também é professora e colaboradora do Mente Aberta (Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde). Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego e Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra.