Formação Profissional

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MINDFULNESS

A formação profissional de Mindfulness, desenvolvida
pelo CPM, tem o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para um instrutor de Mindfulness seguindo as diretrizes internacionais de um MBI – Mindfulness Based Interventions, de forma prática e didática. Os professores do CPM têm larga experiência em formação profissional
e são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação
de centenas de instrutores no Brasil.

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Durante o processo de formação, você entrará em contato com as teorias e estudos relacionados a mindfulness, suas origens tradicionais e seculares, os conteúdos e intenções que embasam cada uma das práticas e exercícios, bem como aprenderá como conduzi-los em cada sessão do programa “Qualidade de
Vida baseado em Mindfuness” (Programa desenvolvido pelo CPM).  É dada muita ênfase à prática pessoal do futuro instrutor de mindfulness, pois é o que sustenta e embasa suas ações como um instrutor. Por este motivo, essa formação foi delineada como um programa intensivo, que acontecerá na forma de retiros de imersão e encontros online, promovendo aprendizagem vivencial. O formato de retiro favorece a nossa introspecção, na medida em que podemos nos dedicar à nossa prática e às atividades de formação em um ambiente distante de nossas atribuições cotidianas, com uma alimentação e horários  mais regrados, contribuindo também para a nossa disposição e disciplina.

Nosso principal objetivo é formar profissionais éticos que possam impactar positivamente a vida das pessoas em seus locais de atuação.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Módulo I
31/05/2019 a 05/06/2019

Módulo II
29/10/2019 a 03/11/2019

FORMAÇÃO PROFISSIONAL nordeste

Módulo I
13/11/2019 a 18/11/2019

Módulo II
17/03/2020 a 22/03/2020

Formação Profissional

Módulo I
29/10/2019 a 02/11/2019

Módulo II
04/02/2020 a 09/02/2020

Formação Profissional

Módulo I
09/06/2020 a 14/06/2020

Módulo II
20/10/2020 a 25/10/2020

Detalhes da Formação

PARA QUEM É ESTA FORMAÇÃO DE INSTRUTORES

Profissionais de saúde, professores, consultores e pessoas que possam multiplicar o conhecimento e as práticas de Mindfulness.

Pré requisitos:
– Ter participado de um programa de 8 semanas de Mindfulness;
– Ter prática pessoal por ao menos 6 meses ou um retiro de mindfulness ( da tradição ou Laico) de ao menos 3 dias;
– Estar de acordo com código de conduta ética.
– Ter concluído um curso superior.

 

A FORMAÇÃO
A formação profissional é composta por:
– 2 módulos presenciais em formato de retiro de 6 dias;
– 6 encontros online com duração de duas horas para discussão de temas pertinentes à formação com os professores;
– Encontros semanais online entre os alunos com temas e práticas específicas para condução;
– Condução de dois grupos de oito semanas supervisionados em oito sessões individuais de mentoria presencial ou online.

Carga horária total: 218 horas.

Ao final dos módulos presenciais você terá a certificação de Instrutor em treinamento e, tendo concluído as etapas descritas acima, ao final das mentorias, recebe a certificação de Instrutor do Programa de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness.

RETIROS PRESENCIAIS

Em ambos os retiros, serão trabalhados os três pilares desta formação: (1) prática pessoal, (2) conteúdos que embasam o programa e (3) treinamento para condução das práticas, das atividades psicoeducacionais e do inquiry. No entanto, cada um dos retiros tem um foco específico, conforme descrito abaixo.

RETIRO 1:
CONHECER E EXERCITAR OS FUNDAMENTOS DE MINDFULNESS

Neste retiro daremos ênfase aos conteúdos e práticas que constituem a base dos programas de mindfulness. Dentre os conteúdos que iremos praticar, vivenciar e aprender, estão os seguintes:

– Fundamentos de Mindfulness
– Desafios da Prática
– Funções do Controle Inibitório
– Funcionamento da Mente
– Metacognição
– Paradoxo de Mindfulness
– Regulação emocional e Mindfulness
– Como estimular Escolhas Conscientes
– Como criar um ambiente ideal para aprendizagem
– Como facilitar as principais práticas meditativas
– Inquiry- cuidando do processo de aprendizagem
– Habilidade de conduzir o Inquiry

RETIRO 2:
APRIMORAR AS HABILIDADES DO INSTRUTOR QUE SUSTENTAM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Neste retiro nos dedicaremos mais profundamente a aprimorar suas habilidades como instrutor, de forma que você esteja mais pronto para conduzir o programa a partir da sua própria experiência. Ou seja, nos dedicaremos a trabalhar o embodyment de mindfulness. Além disso, neste retiro também trabalharemos conteúdos mais relacionados à condução e organização do programa como um todo, refinando detalhes do que começamos a aprender no primeiro retiro.
Alguns conteúdos que compreendem o que será trabalhado neste retiro são:
– Aprimorar as habilidades de conduzir o aprendizado em grupos
– 3 Emotional Regulation System
– O que compõem as MBIs
– Mindfulness na visão das Tradições e da Ciência
– Compaixão, e sua inserção nos programas de Mindfulness
– As 4 qualidades incomensuráveis
– Desenvolvendo habilidades de conduzir práticas de – Compaixão
– Como facilitar as práticas meditativas
– Inquiry- refinando o processo de aprendizagem
– Role Play: conduzindo sessões completas

ENCONTROS ONLINE PARA DISCUSSÃO DE TEMAS BASE:
Serão realizados seis encontros online durante o processo de formação, onde você terá a oportunidade de discutir com os colegas e com os professores temas fundamentais que embasam os conteúdos trabalhados nos dois retiros. Estes encontros, além de fortalecer o senso de comunidade entre todos os envolvidos na formação, permitem que você troque ideias, reflita e problematize questões amplamente difundidas no meio de mindfulness.

 Para concluir a formação é necessário comparecer aos dois retiros vivenciais e depois conduzir dois grupos sob supervisão, estando aptos então a conduzir os grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness.

DIRETRIZES INTERNACIONAIS
Visando oferecer o melhor benefício a vocês e à comunidade que receberá este programa pelas suas mãos, o Centro Paulista de Mindfulness construiu essa formação com base nas diretrizes internacionais de boas práticas para treinadores de instrutores de mindfulness, disponíveis abaixo:

– Diretrizes para Instituições que oferecem treinamento de facilitadores em intervenções baseadas em Mindfulness (IBM)
– Manual de Boas Práticas para Treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness
– Treinadores devem conhecer e aderir às Diretrizes do Manual de Boas Práticas para Facilitadores

Além disso, eles devem conhecer as seguintes diretrizes de Boas Práticas para treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness:
– Ter se responsabilizado pela facilitação de pelo menos nove cursos de oito semanas de práticas baseadas em mindfulness, em no mínimo 3 anos;
– Estar oferecendo treinamento com no mínimo 12 meses de duração;
– Ser um competente professor de cursos de práticas baseadas em mindfulness
– conforme avaliado por colegas experientes e potencialmente através dos Critérios de Avaliação de Ensino (MBI: TAC – Teaching Assessment Criteria);
– Ter sido treinado para ser um treinador através de um treinador mais experiente e demonstrado competência no treinamento de outros;
– Continuar a ensinar cursos de práticas baseadas em mindfulness para pessoas com variados níveis de experiência como professor, juntamente com a formação de professores;
– Estar numa relação regular de supervisão em relação às práticas de facilitação e sua interface com a prática pessoal de mindfulness, e engajar no relacionamento com seus pares com outros treinadores;
– Participar de retiros anuais que facilitam o aprofundamento da prática, alguns dos quais com pelo menos 7 a 10 dias de duração;
– Manter-se atualizado com as evidência atuais e em desenvolvimento sobre as intervenções baseadas em mindfulness, com ênfase especial em treinamentos organizados para sua área de especialidade;
– Manter-se atualizado com métodos atuais sobre como alcançar e manter as competências para ensinar práticas baseadas em mindfulness, baseadas em boas práticas;
– Estar completamente envolvido na prática e na compreensão de mindfulness, baseado tanto no entendimento científico e/ou clínico, assim como antecedentes históricos das relevantes tradições espirituais e filosóficas, do qual o mais comum exemplo é a tradição budista;
– Saber trabalhar em equipe, sendo um membro compassivo e forte,
– disposto a agir no contexto de uma equipe de treinamento e em conexão com outros treinadores que também treinem facilitadores no contexto do país.

Formadores de facilitadores de intervenções baseadas em Mindfulness precisam ter habilidades, compreensão e atitudes desenvolvidas nas seguintes áreas:
– Uma compreensão adquirida experiencialmente da complexidade de mindfulness como uma abordagem e seu potencial de transformação,
– Um entendimento profundo dos objetivos e intenções da abrangência completa dos componentes incluídos no currículo das intervenções baseadas em mindfulness que eles estejam treinando outros para ensinarem;
– Um entendimento dos princípios teóricos subjacentes aos cursos baseados em Mindfulness que eles estão treinando outros para ensinarem;
– Entender e ter a capacidade de treinar outros nos princípios subjacentes que fundamentam a adaptação de cursos baseados mindfulness para diferentes contextos e populações;
– Habilidade para trabalhar com grupos, especialmente criando um ambiente de aprendizagem seguro e desafiador;
– Capacidade e habilidade necessárias para apoiar os facilitadores a identificar seus pontos fortes e necessidades de aprendizagem, fornecendo feedback que facilite os novos aprendizados.
– A compreensão da complexa interface entre IBM ensinadas em um contexto terapêutico de Mindfulness e as ensinadas em contextos tradicionais ou culturais específicos, com o compromisso de ser transparente em relação a quais contexto(s) o treinamento de Mindfulness está sendo oferecido.
– O treinador irá trabalhar de acordo com os princípios éticos da sua profissão ou formação e, adicionalmente deverá desenvolver sensibilidade em relação a:
– Apenar fornecer treinamento dentro dos limites e fronteiras de sua competência;
– Apenas exigir e solicitar dos facilitadores em formação o que é pedido a si mesmo no que diz respeito às práticas formais e informais de mindfulness.

POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO EM MINDFULNESS PARA A QUALIDADE DE VIDA

Existe uma atenção crescente aos níveis de stress e das doenças que proliferam em decorrência disso. Ao mesmo tempo, existe uma busca por melhorar a qualidade de vida; e este é o ponto onde podemos contribuir para que a população tenha acesso a instrumentos que as permitam fazer escolhas mais conscientes nas diversas áreas da vida, e isso certamente contribui para que a humanidade fique mais saudável física, mental e emocionalmente. Ser um instrutor do Programa Mindfulness para Qualidade de Vida é contribuir ativamente para melhorar a vida das pessoas, de forma ética, responsável e amorosa.

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PROFESSORES

Veja o que os Professores comentam sobre a formação

SUPERVISÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS

Os professores do Centro Paulista de Mindfulness oferecem supervisão a instrutores de mindfulness.

As supervisões podem ser feitas presencialmente e/ou online a depender da disponibilidade do instrutor e do professor e são individuais. Para os alunos do Centro Paulista de Minduflness, a condução dos dois grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness deverá acontecer em até dois anos após a conclusão do segundo retiro da formação, para a certificação como instrutor de mindfulness. Você pode escolher uma, entre duas maneiras pelas quais pode passar pela supervisão:

1) Supervisões online ou presencial com o professor: Você fica responsável pela organização e logística da condução dos seus grupos e deverá providenciar a gravação de áudios e/ou vídeos das sessões. Em casos em que a gravação não seja possível, o formato pode ser discutido entre o instrutor e o professor. Para os alunos da formação do Centro Paulista de Mindfulness, antes do aluno iniciar o grupo, deve contatar diretamente o professor e agendar as quatro sessões de supervisão. Nos encontros de supervisão o aluno e o professor discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos no processo de condução do grupo. O investimento por hora de supervisão é de R$250,00. A forma de pagamento será combinada diretamente com o professor.

2) Centro Escola*: Você terá a oportunidade de conduzir o seu grupo no Centro Paulista de Mindfulness (CPM), onde juntamente com o CPM se responsabilizarão pela organização logística dos grupos (Inscrições, áudios, apostila, espaço, etc). Neste formato, o aluno contará com a presença de um dos professores em todas as sessões do seu grupo. O aluno conduzirá todos os exercícios e práticas e o professor somente intervirá em casos de extrema necessidade. Após cada sessão, o professor e o aluno discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos durante a condução do grupo.

*Este formato é exclusivo para os alunos da Formação Profissional do Centro Paulista de Mindfulness.

Independente do formato de supervisão escolhido, os professores seguirão as diretrizes do MBI_TAC (Mindfulness-Based Interventions – Teaching Assessment Criteria) para avaliação, garantindo que todos os domínios fundamentais para a condução do programa sejam cobertos durante a supervisão. Abaixo está disponível também o link para download do Manual de Boas Práticas para Supervisores de Facilitadores em Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM). – http://www.redemindfulness.com/atividades/manual-de-boas-praticas/.

Caso haja interesse em fazer a supervisão, favor entrar em contato pelo e-mail: formacao@spmindfulness.com.br, indicando com qual professor gostaria de realizar as supervisões.

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