Formação Profissional

FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MINDFULNESS

Desenhamos esta Formação de Instrutores para que vocês desenvolvam as habilidades necessárias para conduzir o Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness, de forma a provocar um impacto positivo na vida de seus alunos. Um dos pontos fortes desta formação é que você conhecerá as teorias e estudos relacionados a mindfulness, suas origens tradicionais e seculares, os conteúdos e intenções que embasam cada uma das práticas e exercícios, bem como aprenderá como conduzir os exercícios e práticas meditativas de cada sessão do programa. Além disso, muita ênfase é dada à intensificação de sua prática pessoal de mindfulness, pois é o que sustenta e embasa suas ações como um instrutor. Por este motivo, essa formação foi delineada como um programa intenso, que acontecerá na forma de retiro, promovendo aprendizagem vivencial. O formato de retiro favorece a nossa introspecção, na medida em que podemos nos dedicar à nossa prática e às atividades de formação em um ambiente distante de nossas atribuições cotidianas, com uma alimentação e horários mais regrados, contribuindo também para a nossa disposição e disciplina.

Nosso principal objetivo é formar profissionais éticos que possam impactar positivamente para a Qualidade de Vida de seus alunos.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL 4

Módulo I
31/05/2019 a 05/06/2019

Módulo II
29/10/2019 a 03/11/2019

FORMAÇÃO PROFISSIONAL nordeste

Módulo I
13/11/2019 a 18/11/2019

Módulo II
17/03/2020 a 22/03/2020

Formação Profissional 5

Módulo I
29/10/2019 a 02/11/2019

Módulo II
04/02/2020 a 09/02/2020

Formação Profissional 6

Módulo I
09/06/2020 a 14/06/2020

Módulo II
20/10/2020 a 25/10/2020

Detalhes da Formação

PARA QUEM É ESTA FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
Profissionais de saúde, professores, consultores e pessoas que possam multiplicar o conhecimento e as práticas de Mindfulness, com o objetivo de melhorar a Qualidade de Vida de seus alunos.

Pré requisitos:
– Ter participado de um programa de 8 semanas de Mindfulness;
– Ter prática pessoal por ao menos 6 meses ou um retiro de mindfulness ( da tradição ou Laico) de ao menos 3 dias;
– Estar de acordo com código de conduta ética.

O PROGRAMA
Este programa é composto por dois módulos presenciais em formato de retiro; 6 encontros online com duração de duas horas para discussão de temas pertinentes à formação com os professores, encontros semanais online entre os alunos com temas e práticas específicas para condução e condução de dois grupos de oito semanas supervisionados em oito sessões individuais de mentoria presencial ou online.

Cada etapa desta formação será descrita abaixo.

Ao final dos módulos presenciais você terá a certificação de Instrutor em treinamento e ao final das mentorias, recebe a certificação de Instrutor do Programa de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness.

RETIROS PRESENCIAIS
Em ambos os retiros, serão trabalhados os três pilares desta formação: (1) prática pessoal, (2) conteúdos que embasam o programa e (3) treinamento para condução das práticas, das atividades psicoeducacionais e do inquiry. No entanto, cada um dos retiros tem um foco específico, conforme descrito abaixo.

RETIRO 1:
CONHECER E EXERCITAR OS FUNDAMENTOS DE MINDFULNESS
Neste retiro daremos ênfase aos conteúdos e práticas que constituem a base dos programas de mindfulness. Dentre os conteúdos que iremos praticar, vivenciar e aprender, estão os seguintes:
– Fundamentos de Mindfulness
– Desafios da Prática
– Funções do Controle Inibitório
– Funcionamento da Mente
– Metacognição
– Paradoxo de Mindfulness
– Regulação emocional e Mindfulness
– Como estimular Escolhas Conscientes
– Como criar um ambiente ideal para aprendizagem
– Como facilitar as principais práticas meditativas
– Inquiry- cuidando do processo de aprendizagem
– Habilidade de conduzir o Inquiry

RETIRO 2:
APRIMORAR AS HABILIDADES DO INSTRUTOR QUE SUSTENTAM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM
Neste retiro nos dedicaremos mais profundamente a aprimorar suas habilidades como instrutor, de forma que você esteja mais pronto para conduzir o programa a partir da sua própria experiência. Ou seja, nos dedicaremos a trabalhar o embodyment de mindfulness. Além disso, neste retiro também trabalharemos conteúdos mais relacionados à condução e organização do programa como um todo, refinando detalhes do que começamos a aprender no primeiro retiro.
Alguns conteúdos que compreendem o que será trabalhado neste retiro são:
– Aprimorar as habilidades de conduzir o aprendizado em grupos
– 3 Emotional Regulation System
– O que compõem as MBIs
– Mindfulness na visão das Tradições e da Ciência
– Compaixão, e sua inserção nos programas de Mindfulness
– As 4 qualidades incomensuráveis
– Desenvolvendo habilidades de conduzir práticas de – Compaixão
– Como facilitar as práticas meditativas
– Inquiry- refinando o processo de aprendizagem
– Role Play: conduzindo sessões completas

AGENDA DOS RETIROS

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ENCONTROS ONLINE PARA DISCUSSÃO DE TEMAS BASE:
Serão realizados seis encontros online durante o processo de formação, onde vocês terão a oportunidade de discutir com os colegas e com os professores temas fundamentais que embasam os conteúdos trabalhados nos dois retiros. Estes encontros, além de fortalecer o senso de comunidade entre todos os envolvidos na formação, permite que vocês troquem ideias, reflitam e problematizem questões amplamente difundidas no meio de mindfulness.

 

Para concluir a formação é necessário comparecer aos dois retiros vivenciais e depois conduzir dois grupos sob supervisão, estando aptos então a conduzir os grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness.

DIRETRIZES INTERNACIONAIS
Visando oferecer o melhor benefício a vocês e à comunidade que receberá este programa pelas suas mãos, o Centro Paulista de Mindfulness construiu essa formação com base nas diretrizes internacionais de boas práticas para treinadores de instrutores de mindfulness, disponíveis abaixo:
– Diretrizes para Instituições que oferecem treinamento de facilitadores em intervenções baseadas em Mindfulness (IBM)
– Manual de Boas Práticas para Treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness
– Treinadores devem conhecer e aderir às Diretrizes do Manual de Boas Práticas para Facilitadores

Além disso, eles devem conhecer as seguintes diretrizes de Boas Práticas para treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness:
– Ter se responsabilizado pela facilitação de pelo menos nove cursos de oito semanas de práticas baseadas em mindfulness, em no mínimo 3 anos;
– Estar oferecendo treinamento com no mínimo 12 meses de duração;
– Ser um competente professor de cursos de práticas baseadas em mindfulness
– conforme avaliado por colegas experientes e potencialmente através dos Critérios de Avaliação de Ensino (MBI: TAC – Teaching Assessment Criteria);
– Ter sido treinado para ser um treinador através de um treinador mais experiente e demonstrado competência no treinamento de outros;
– Continuar a ensinar cursos de práticas baseadas em mindfulness para pessoas com variados níveis de experiência como professor, juntamente com a formação de professores;
– Estar numa relação regular de supervisão em relação às práticas de facilitação e sua interface com a prática pessoal de mindfulness, e engajar no relacionamento com seus pares com outros treinadores;
– Participar de retiros anuais que facilitam o aprofundamento da prática, alguns dos quais com pelo menos 7 a 10 dias de duração;
– Manter-se atualizado com as evidência atuais e em desenvolvimento sobre as intervenções baseadas em mindfulness, com ênfase especial em treinamentos organizados para sua área de especialidade;
– Manter-se atualizado com métodos atuais sobre como alcançar e manter as competências para ensinar práticas baseadas em mindfulness, baseadas em boas práticas;
– Estar completamente envolvido na prática e na compreensão de mindfulness, baseado tanto no entendimento científico e/ou clínico, assim como antecedentes históricos das relevantes tradições espirituais e filosóficas, do qual o mais comum exemplo é a tradição budista;
– Saber trabalhar em equipe, sendo um membro compassivo e forte,
– disposto a agir no contexto de uma equipe de treinamento e em conexão com outros treinadores que também treinem facilitadores no contexto do país.

Formadores de facilitadores de intervenções baseadas em Mindfulness precisam ter habilidades, compreensão e atitudes desenvolvidas nas seguintes áreas:
– Uma compreensão adquirida experiencialmente da complexidade de mindfulness como uma abordagem e seu potencial de transformação,
– Um entendimento profundo dos objetivos e intenções da abrangência completa dos componentes incluídos no currículo das intervenções baseadas em mindfulness que eles estejam treinando outros para ensinarem;
– Um entendimento dos princípios teóricos subjacentes aos cursos baseados em Mindfulness que eles estão treinando outros para ensinarem;
– Entender e ter a capacidade de treinar outros nos princípios subjacentes que fundamentam a adaptação de cursos baseados mindfulness para diferentes contextos e populações;
– Habilidade para trabalhar com grupos, especialmente criando um ambiente de aprendizagem seguro e desafiador;
– Capacidade e habilidade necessárias para apoiar os facilitadores a identificar seus pontos fortes e necessidades de aprendizagem, fornecendo feedback que facilite os novos aprendizados.
– A compreensão da complexa interface entre IBM ensinadas em um contexto terapêutico de Mindfulness e as ensinadas em contextos tradicionais ou culturais específicos, com o compromisso de ser transparente em relação a quais contexto(s) o treinamento de Mindfulness está sendo oferecido.
– O treinador irá trabalhar de acordo com os princípios éticos da sua profissão ou formação e, adicionalmente deverá desenvolver sensibilidade em relação a:
– Apenar fornecer treinamento dentro dos limites e fronteiras de sua competência;
– Apenas exigir e solicitar dos facilitadores em formação o que é pedido a si mesmo no que diz respeito às práticas formais e informais de mindfulness.

POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO EM MINDFULNESS PARA A QUALIDADE DE VIDA
Existe uma atenção crescente aos níveis de stress e das doenças que proliferam em decorrência disso. Ao mesmo tempo, existe uma busca por melhorar a qualidade de vida; e este é o ponto onde podemos contribuir para que a população tenha acesso a instrumentos que as permitam fazer escolhas mais conscientes nas diversas áreas da vida, e isso certamente contribui para que a humanidade fique mais saudável física, mental e emocionalmente. Ser um instrutor do Programa Mindfulness para Qualidade de Vida é contribuir ativamente para melhorar a vida das pessoas, de forma ética, responsável e amorosa.

PROFESSORES

Veja o que os Professores comentam sobre a formação

SUPERVISÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS

Os professores do Centro Paulista de Mindfulness oferecem supervisão a instrutores de mindfulness.
As supervisões podem ser feitas presencialmente e/ou online a depender da disponibilidade do instrutor e do professor e são individuais. Para os alunos do Centro Paulista de Minduflness, a condução dos dois grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness deverá acontecer em até dois anos após a conclusão do segundo retiro da formação, para a certificação como instrutor de mindjfulness. Você pode escolher uma, entre duas maneiras pelas quais pode passar pela supervisão:

1) Supervisões online ou presencial com o professor: Você fica responsável pela organização e logística da condução dos seus grupos e deverá providenciar a gravação de áudios e/ou vídeos das sessões. Em casos em que a gravação não seja possível, o formato pode ser discutido entre o instrutor e o professor. Para os alunos da formação do Centro Paulista de Mindfulness, antes do aluno iniciar o grupo, deve contatar diretamente o professor e agendar as quatro sessões de supervisão. Nos encontros de supervisão o aluno e o professor discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos no processo de condução do grupo. O investimento por hora de supervisão é de R$250,00. A forma de pagamento será combinada diretamente com o professor.

2) Centro Escola*: Você terá a oportunidade de conduzir o seu grupo no Centro Paulista de Mindfulness (CPM), onde juntamente com o CPM se responsabilizarão pela organização logística dos grupos (Inscrições, áudios, apostila, espaço, etc). Neste formato, o aluno contará com a presença de um dos professores em todas as sessões do seu grupo. O aluno conduzirá todos os exercícios e práticas e o professor somente intervirá em casos de extrema necessidade. Após cada sessão, o professor e o aluno discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos durante a condução do grupo.

*Este formato é exclusivo para os alunos da Formação Profissional do Centro Paulista de Mindfulness.

Independente do formato de supervisão escolhido, os professores seguirão as diretrizes do MBI_TAC (Mindfulness-Based Interventions – Teaching Assessment Criteria) para avaliação, garantindo que todos os domínios fundamentais para a condução do programa sejam cobertos durante a supervisão. Abaixo está disponível também o link para download do Manual de Boas Práticas para Supervisores de Facilitadores em Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM). – http://www.redemindfulness.com/atividades/manual-de-boas-praticas/

Caso haja interesse em fazer a supervisão, favor entrar em contato pelo e-mail: spmindfulness@gmail.com, indicando com qual professor gostaria de realizar as supervisões.

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