Formação profissional

Seja um Instrutor de Mindfulness

Formação com Certificado

A formação profissional de Mindfulness, desenvolvida
pelo CPM, tem o objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para um instrutor de Mindfulness seguindo as diretrizes internacionais de um MBI – Mindfulness Based Interventions, de forma prática e didática.

Os professores do CPM têm larga experiência em formação profissional e são pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness em território nacional, já tendo contribuído para a formação de centenas de instrutores no Brasil.

Durante o processo de formação, você entrará em contato com as teorias e estudos relacionados a mindfulness, suas origens tradicionais e seculares, os conteúdos e intenções que embasam cada uma das práticas e exercícios, bem como aprenderá como conduzi-los em cada sessão do programa “Qualidade de Vida baseado em Mindfuness” (Programa desenvolvido pelo CPM). É dada muita ênfase à prática pessoal do futuro instrutor de mindfulness, pois é o que sustenta e embasa suas ações como um instrutor. Por este motivo, essa formação foi delineada como um programa intensivo, que acontecerá na forma de retiros de imersão e encontros online, promovendo aprendizagem vivencial.

O formato de retiro favorece a nossa introspecção, na medida em que podemos nos dedicar à nossa prática e às atividades de formação em um ambiente distante de nossas atribuições cotidianas, com uma alimentação e horários mais regrados, contribuindo também para a nossa disposição e disciplina. Nosso principal objetivo é formar profissionais éticos que possam impactar positivamente a vida das pessoas em seus locais de atuação.

Formação Profissional

Módulo I
29/10/2019 a 03/11/2019

Módulo II
03/02/2020 a 09/02/2020

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Módulo I
04/02/2020 a 09/02/2020

Módulo II
09/06/2020 a 14/06/2020

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Módulo I
09/06 a 14/06/2020 

Módulo II
20/10 a 25/10/2020

Formação em Porto Alegre

Módulo I
29/04/2020 a 04/05/2020

Módulo II
26/08/2020 a 31/08/2020

A quem se destina

formação de instrutores

Profissionais de saúde, professores, consultores e pessoas que possam multiplicar o conhecimento e as práticas de Mindfulness.

Pré requisitos:
– Ter participado de um programa de 8 semanas de Mindfulness;
– Ter prática pessoal por ao menos 6 meses ou um retiro de mindfulness
(da tradição ou Laico) de ao menos 3 dias;
– Estar de acordo com código de conduta ética.
– Ter concluído um curso superior.

Caso ainda não tenha feito um programa de oito semanas e quer se inscrever para a formação, faça sua inscrição no nosso programa online, com 20% desconto, CLIQUE AQUI.

A Formação é Composta po:

No final dos módulos presenciais você terá a certificação de Instrutor em treinamento e, tendo concluído as etapas descritas acima, ao final das mentorias, recebe a certificação de Instrutor do Programa de 8 semanas de Qualidade de Vida baseada em Mindfulness.

– 2 módulos presenciais em formato de retiro de 6 dias;
– 6 encontros online com duração de duas horas para discussão de temas pertinentes à formação com os professores;
– Encontros semanais online entre os alunos com temas e práticas específicas para condução;
– Condução de dois grupos de oito semanas supervisionados em oito sessões individuais de mentoria presencial ou online.
– Carga horária total: 218 horas.

Informações

Retiros Presenciais

Em ambos os retiros, serão trabalhados os três pilares da formação:
1 – Prática pessoal;
2 – Conteúdos que embasam o programa;
3 – Treinamento para condução das práticas, das atividades psicoeducacionais e do inquiry.
No entanto, cada um dos retiros tem um foco específico, conforme descrito abaixo.

CONHECER E EXERCITAR OS FUNDAMENTOS DE MINDFULNESS

Neste retiro daremos ênfase aos conteúdos e práticas que constituem a base dos programas de mindfulness. Dentre os conteúdos que iremos praticar, vivenciar e aprender, estão os seguintes:

– Fundamentos de Mindfulness
– Desafios da Prática
– Funções do Controle Inibitório
– Funcionamento da Mente
– Metacognição
– Paradoxo de Mindfulness
– Regulação emocional e Mindfulness
– Como estimular Escolhas Conscientes
– Como criar um ambiente ideal para aprendizagem
– Como facilitar as principais práticas meditativas
– Inquiry- cuidando do processo de aprendizagem
– Habilidade de conduzir o Inquiry

APRIMORAR AS HABILIDADES DO INSTRUTOR QUE SUSTENTAM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Neste retiro nos dedicaremos mais profundamente a aprimorar suas habilidades como instrutor, de forma que você esteja mais pronto para conduzir o programa a partir da sua própria experiência. Ou seja, nos dedicaremos a trabalhar o embodyment de mindfulness. Além disso, neste retiro também trabalharemos conteúdos mais relacionados à condução e organização do programa como um todo, refinando detalhes do que começamos a aprender no primeiro retiro.
Alguns conteúdos que compreendem o que será trabalhado neste retiro são:
– Aprimorar as habilidades de conduzir o aprendizado em grupos
– 3 Emotional Regulation System
– O que compõem as MBIs
– Mindfulness na visão das Tradições e da Ciência
– Compaixão, e sua inserção nos programas de Mindfulness
– As 4 qualidades incomensuráveis
– Desenvolvendo habilidades de conduzir práticas de – Compaixão
– Como facilitar as práticas meditativas
– Inquiry- refinando o processo de aprendizagem
– Role Play: conduzindo sessões completas

ENCONTROS ON-LINE

PARA DISCUSSÃO E TEMAS BASE

Serão realizados seis encontros online durante o processo de formação, onde você terá a oportunidade de discutir com os colegas e com os professores temas fundamentais que embasam os conteúdos trabalhados nos dois retiros. Estes encontros, além de fortalecer o senso de comunidade entre todos os envolvidos na formação, permitem que você troque ideias, reflita e problematize questões amplamente difundidas no meio de mindfulness.
Para concluir a formação é necessário comparecer aos dois retiros vivenciais e depois conduzir dois grupos sob supervisão, estando aptos então a conduzir os grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness.

DIRETRIZES INTERNACIONAIS

informações, valores

Visando oferecer o melhor benefício a vocês e à comunidade que receberá este programa pelas suas mãos, o Centro Paulista de Mindfulness construiu essa formação com base nas diretrizes internacionais de boas práticas para treinadores de instrutores de mindfulness, disponíveis abaixo:

Diretrizes para Instituições que oferecem treinamento de facilitadores em intervenções baseadas em Mindfulness (IBM)
– Manual de Boas Práticas para Treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness
– Treinadores devem conhecer e aderir às Diretrizes do Manual de Boas Práticas para Facilitadores

Além disso, eles devem conhecer as seguintes diretrizes de Boas Práticas para treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness:
– Ter se responsabilizado pela facilitação de pelo menos nove cursos de oito semanas de práticas baseadas em mindfulness, em no mínimo 3 anos;
– Estar oferecendo treinamento com no mínimo 12 meses de duração;
– Ser um competente professor de cursos de práticas baseadas em mindfulness
– conforme avaliado por colegas experientes e potencialmente através dos Critérios de Avaliação de Ensino (MBI: TAC – Teaching Assessment Criteria);
– Ter sido treinado para ser um treinador através de um treinador mais experiente e demonstrado competência no treinamento de outros;
– Continuar a ensinar cursos de práticas baseadas em mindfulness para pessoas com variados níveis de experiência como professor, juntamente com a formação de professores;
– Estar numa relação regular de supervisão em relação às práticas de facilitação e sua interface com a prática pessoal de mindfulness, e engajar no relacionamento com seus pares com outros treinadores;
– Participar de retiros anuais que facilitam o aprofundamento da prática, alguns dos quais com pelo menos 7 a 10 dias de duração;
– Manter-se atualizado com as evidência atuais e em desenvolvimento sobre as intervenções baseadas em mindfulness, com ênfase especial em treinamentos organizados para sua área de especialidade;
– Manter-se atualizado com métodos atuais sobre como alcançar e manter as competências para ensinar práticas baseadas em mindfulness, baseadas em boas práticas;
– Estar completamente envolvido na prática e na compreensão de mindfulness, baseado tanto no entendimento científico e/ou clínico, assim como antecedentes históricos das relevantes tradições espirituais e filosóficas, do qual o mais comum exemplo é a tradição budista;
– Saber trabalhar em equipe, sendo um membro compassivo e forte,
– disposto a agir no contexto de uma equipe de treinamento e em conexão com outros treinadores que também treinem facilitadores no contexto do país.
Formadores de facilitadores de intervenções baseadas em Mindfulness precisam ter habilidades, compreensão e atitudes desenvolvidas nas seguintes áreas:

 

– Uma compreensão adquirida experiencialmente da complexidade de mindfulness como uma abordagem e seu potencial de transformação,
– Um entendimento profundo dos objetivos e intenções da abrangência completa dos componentes incluídos no currículo das intervenções baseadas em mindfulness que eles estejam treinando outros para ensinarem;

– Um entendimento dos princípios teóricos subjacentes aos cursos baseados em Mindfulness que eles estão treinando outros para ensinarem;

– Entender e ter a capacidade de treinar outros nos princípios subjacentes que fundamentam a adaptação de cursos baseados mindfulness para diferentes contextos e populações;

– Habilidade para trabalhar com grupos, especialmente criando um ambiente de aprendizagem seguro e desafiador;

– Capacidade e habilidade necessárias para apoiar os facilitadores a identificar seus pontos fortes e necessidades de aprendizagem, fornecendo feedback que facilite os novos aprendizados.

– A compreensão da complexa interface entre IBM ensinadas em um contexto terapêutico de Mindfulness e as ensinadas em contextos tradicionais ou culturais específicos, com o compromisso de ser transparente em relação a quais contexto(s) o treinamento de Mindfulness está sendo oferecido.

– O treinador irá trabalhar de acordo com os princípios éticos da sua profissão ou formação e, adicionalmente deverá desenvolver sensibilidade em relação a:

– Apenar fornecer treinamento dentro dos limites e fronteiras de sua competência;

– Apenas exigir e solicitar dos facilitadores em formação o que é pedido a si mesmo no que diz respeito às práticas formais e informais de mindfulness.

por que fazer?

POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO EM MINDFULNESS PARA A QUALIDADE DE VIDA

Existe uma atenção crescente aos níveis de stress e das doenças que proliferam em decorrência disso. Ao mesmo tempo, existe uma busca por melhorar a qualidade de vida; e este é o ponto onde podemos contribuir para que a população tenha acesso a instrumentos que as permitam fazer escolhas mais conscientes nas diversas áreas da vida, e isso certamente contribui para que a humanidade fique mais saudável física, mental e emocionalmente. Ser um instrutor do Programa Mindfulness para Qualidade de Vida é contribuir ativamente para melhorar a vida das pessoas, de forma ética, responsável e amorosa.

professores

Especialistas em mindfulness

Marcelo Oliveira

Position: Fundador

Psicólogo Clínico
Mestre em Saúde Coletiva – Unifesp
Professor/ Instrutor de Mindfulness
Sócio proprietário do portal Mundo Mindfulness
Sócio proprietário do ZenWay Wellness Center
Sócio proprietário do Centro Paulista de Mindfulness

Cursos de Mindfulness em: Mindfulness para a Saúde pelo instituto Breathworks – UK, Mindfulness based cognitve therapy – Universidade de Oxford, Prevenção de recaída baseada em Mindfulness – Unifesp/ Sara Bowen. Treinamento de Mindfulness e compaixão – Valentin Mendes. Formação em ACT ( Terapia de aceitação e compromisso) com Russ Harris, Mindful Self Compassion – Universidade da Califórnia San Diego

Participou de cursos de Mindfulness em diferentes abordagens com professores de diversas nacionalidades (EUA, UK, Alemanha, Espanha, México, Austrália). Tendo participado de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclass e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness.

Mais de 15 anos de prática meditativa
Participou de incursões de desenvolvimento pessoal na maioria dos países com fortes tradições meditativas como: Índia, Nepal, Tailândia, Laos, Cambodia, Vietnã, entre outros.

Um dos pioneiros de Mindfulness no Brasil, tendo realizado mais de 150 turmas dos programas Mindfulness de 8 semanas contribuindo para o conhecimento de milhares de alunos.

Foi professor do primeiro curso de formação profissional de Mindfulness no Brasil pelo Centro brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde – Mente Aberta – Unifesp.
Fundador do Iniciativa Mindfulness.

Já levou Mindfulness através de palestras, workshops, cursos, intensivos e programas em empresas como: 3M do Brasil, Bayer, Basf, Person, Endered, Endeavor, Siemens, Bank of America, Sancet…

Participou do comitê organizador do I e II International meeting on MIndfulness.

Participação em programas e revistas nacionais (Globo, Boa Forma, Isto é, Programa Bem Estar, Estadão e etc).

Co-autor do livro: Terapias Comportamentais de Terceira Geração: Guia para profissionais

Marcelo Oliveira

Fundador

Psicólogo Clínico Mestre em Saúde Coletiva – Unifesp Professor/ Instrutor...

Sussumu Hirayama

Position: Fundador

Professor do Curso de Formação Profissional em Mindfulness no Centro Paulista de Mindfulness e no Mente Aberta- Unifesp.

Instrutor de Qi Gong e Alquimia Interna do Tao da Grande Tríade.

Fisioterapeuta especialista cardiorrespiratório (Incor-HCFMUSP),

Foi professor de yoga e estuda medicina Chinesa (ETOSP), Mestrado em Ciências da Motricidade (Unesp), Doutorado (Unicamp) e Pós-doutorado (Unifesp) com Mindfulness.

Foi fellow na Universidade de Tsukuba (Japão), na Sahaj Marg Spirituality Foundation (Índia), em Nazaré Universidade da Luz, no Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor (Reino Unido) e no Center for Mindfulness and Compassion do CHA – Harvard Medical School Teaching Hospital (EUA).

Sussumu Hirayama

Fundador

Professor do Curso de Formação Profissional em Mindfulness no Centro...

Víviam Barros

Position: Fundadora

Sócia-fundadora do Centro Paulista de Mindfulness onde oferece programas de mindfulness para população geral e clínica, workshops, palestras e formação profissional.
Psicóloga, mestre em psicologia, doutora em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil).
Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra.
Em Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa Mindfulness-Based Cognitive Therapy oferecido pelo Mente Aberta, em parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Participou de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclass e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness.

Víviam Barros

Fundadora

Sócia-fundadora do Centro Paulista de Mindfulness onde oferece programas de...

Vera Salvo

Position: Fundadora

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para cuidados integrativos. Doutora em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP) investigando diabetes, obesidade e dislipidemia entre indígenas e população nipo-brasileira. Pós doutoranda em Saúde Coletiva –(UNIFESP)/ Escola Paulista de Medicina. Instrutora de Mindfulness certificada pelo Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil – UNIFESP; possui também formação em Mindful Eating (MB-EAT) – Califórnia; Instrutora de desenvolvimento da Compaixão baseado em mindfulness pelo Instituto Cultivo – México. Possui 20 anos de experiência docente no ensino superior, 8 anos como coordenadora de curso. É colunista do site “Eu Vejo”. Palestrante experiente tendo participado de dezenas de congressos nacionais e internacionais na área de Nutrição e Mindfulness, além de ter realizado mais de 80 grupos de mindfulness/mindful eating, nos contextos público e privado, além de retiros e workshops relacionados. Pioneira da implementação de Mindful eating no Brasil, tendo desenvolvido dois programas adaptados à realidade brasileira: Mindful eating para a saúde e mindful eating terapêutico. Com base em sua experiência clínica e acadêmica com a população brasileira, bem como com a condução de programas de Mindfulness, Mindful eating, além do acompanhamento de outros protocolos baseados em Mindfulness com instrutores experientes, desenvolveu o primeiro curso de formação em Mindful Eating no Brasil.

Vera Salvo

Fundadora

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para...

MAYRA PIRES ALVES MACHADO

Position: Terapeuta

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutoranda em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Possui certificação profissional em MBRP realizado pela Dra. Sarah Bowen através do MBRP Brasil, Formação Profissional em Mindfulness pelo Mente Aberta e em Terapia cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) pelo Mindfulness Oxford Centre.

MAYRA PIRES ALVES MACHADO

Terapeuta

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutoranda em Ciências pelo Departamento de...

Angélica Nickel Adamoli

Position: Terapeuta

Educadora Física, especialista em Atenção Psicossocial (UFPel) e Educação Física Adaptada e Saúde (UGF). Mestre em Ciências (UFPel). Doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisando sobre os Efeitos de uma Intervenção Baseada em Mindfulness no estresse, dor e qualidade de vida de pessoas em hemodiálise. Membro do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Atendimento em Terapias Cognitivas e Comportamentais (GAAPCC – PUCRS) e do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil).
Possui formação no Modelo de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Compulsivos e Reativos pela Dra. Sarah Bowen através do MBRP Brasil e Formação no modelo Framework Neurocognitivo – Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) pela Phd Tamara Russell, com ênfase na prática de Mindfulness em movimento. Possui experiência na condução de programas de Mindfulness para população geral e clínica. Atua como Profissional de Educação Física do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde desenvolve ações de assistência, ensino e pesquisa no campo da saúde.

Angélica Nickel Adamoli

Terapeuta

Educadora Física, especialista em Atenção Psicossocial (UFPel) e Educação Física...

Breno Irigoyen de FreitaS

Position: Terapeuta

Psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de Aceitação e Compromisso para mulheres com sobrepeso e obesidade. Instrutor de mindfulness formado nos modelos de Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness para Comportamentos Aditivos pela Dra. Sarah Bowen através do MBRP Brasil (UNIFESP) e no modelo Neurocognitivo – Body in Mind Trainning – BMT (King’s College London, UK) pela Phd Tamara Russell, com ênfase na prática de Mindfulness em movimento. Tem experiência em coordenação de grupos de adolescentes e adultos com foco na promoção de saúde. É supervisor do Programa SENTE ­ Educação Sócio­emocional e Mindfulness em escolas públicas e atua como psicólogo clínico.

Breno Irigoyen de FreitaS

Terapeuta

Psicólogo. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), pesquisou a Terapia de...

Depoimentos dos Professores

SUPERVISÃO DE INSTRUTORES DE MINDFULNESS

Os professores do Centro Paulista de Mindfulness oferecem supervisão a instrutores de mindfulness.

As supervisões podem ser feitas presencialmente e/ou online a depender da disponibilidade do instrutor e do professor e são individuais. Para os alunos do Centro Paulista de Minduflness, a condução dos dois grupos de Qualidade de Vida Baseada em Mindfulness deverá acontecer em até dois anos após a conclusão do segundo retiro da formação, para a certificação como instrutor de mindfulness. Você pode escolher uma, entre duas maneiras pelas quais pode passar pela supervisão:

1) Supervisões online ou presencial com o professor: Você fica responsável pela organização e logística da condução dos seus grupos e deverá providenciar a gravação de áudios e/ou vídeos das sessões. Em casos em que a gravação não seja possível, o formato pode ser discutido entre o instrutor e o professor. Para os alunos da formação do Centro Paulista de Mindfulness, antes do aluno iniciar o grupo, deve contatar diretamente o professor e agendar as quatro sessões de supervisão. Nos encontros de supervisão o aluno e o professor discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos no processo de condução do grupo. O investimento por hora de supervisão é de R$250,00. A forma de pagamento será combinada diretamente com o professor.

2) Centro Escola*: Você terá a oportunidade de conduzir o seu grupo no Centro Paulista de Mindfulness (CPM), onde juntamente com o CPM se responsabilizarão pela organização logística dos grupos (Inscrições, áudios, apostila, espaço, etc). Neste formato, o aluno contará com a presença de um dos professores em todas as sessões do seu grupo. O aluno conduzirá todos os exercícios e práticas e o professor somente intervirá em casos de extrema necessidade. Após cada sessão, o professor e o aluno discutirão sobre as dúvidas e dificuldades identificadas por ambos durante a condução do grupo.

*Este formato é exclusivo para os alunos da Formação Profissional do Centro Paulista de Mindfulness.

Independente do formato de supervisão escolhido, os professores seguirão as diretrizes do MBI_TAC (Mindfulness-Based Interventions – Teaching Assessment Criteria) para avaliação, garantindo que todos os domínios fundamentais para a condução do programa sejam cobertos durante a supervisão. Abaixo está disponível também o link para download do Manual de Boas Práticas para Supervisores de Facilitadores em Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM). – http://www.redemindfulness.com/atividades/manual-de-boas-praticas/.

Caso haja interesse em fazer a supervisão, favor entrar em contato pelo e-mail: formacao@spmindfulness.com.br, indicando com qual professor gostaria de realizar as supervisões.

CONTATO

EMAIL
contato@spmindfulness.com.br

WHATSAPP
(11) 94977-0771

UNIDADES

UNIDADE VILA CLEMENTINO
Rua Pedro de Toledo, 129 – Sala 33

UNIDADE PINHEIROS
Rua Amaro Cavalheiro, 347 – CJ 306

UNIDADE PAULISTA
Rua Teixeira da Silva, 329 – CJ 91

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