Formação Profissional

Formação em Mindful Eating

A formação para instrutores de Mindful Eating surge a partir da experiência pioneira no Brasil com o protocolo MBEAT (Mindfulness Based Eating Awareness Training), além das mais recentes evidências científicas na área, bem como a instrução de outros programas baseados em Mindfulness e compaixão; tendo como diferencial a possibilidade de cobrir de maneira ampla, as diferentes abordagens do comer, dando ainda a possibilidade de trabalhar com crianças e adolescentes (após a formação de mindful eating inicial) e no contexto terapêutico (somente para profissionais de saúde e após a formação a 1ª formação de mindful eating)

DATAS 2019/2020


Módulo 1
– Retiro presencial – 17 a 20/10/2019.

Módulo 2 – 8 semanas online – 28/outubro – 17/12/2019.
Módulo 3 – Conteúdos online –  a partir de 20/01/2020.
Módulo 4 – Retiro Presencial – 22 a 25 de abril de 2020
Módulo 5 – Mentoria online – agosto – novembro de 2020.
Mini grupos semanais de práticas (maio, junho, julho).
Encontros Online: 1x por mês.

Benefícios da Formação de Mindful eating para a Saúde (MEH – Mindful eating for Health):

  • Desenhado para criarmos e mantermos uma comunidade de desenvolvimento e apoio contínuo;
  • Conteúdo adaptado para a realidade brasileira, considerando diferenças socioculturais e de recursos;
  • Voltada para todos os profissionais querem atuar na área de nutrição e da relação das pessoas com sua alimentação (profissionais de outras áreas segundo experiencia na área)..
  •  Contempla a abordagem de diferentes conteúdos de protocolos já validados.
  • Aborda aspectos amplos e profundos sobre a relação como o “comer”;
  • Combina práticas de mindfulness e mindful eating com psicoeducação nutricional.

 

 

DIFERENCIAIS:

  • Mentoria para acompanhar e auxiliar a atuação assertiva de cada aluno em seu primeiro grupo já incluída na formação;
  • Combina práticas de mindfulness e mindful eating com psicoeducação nutricional.
  • Aulas presenciais, online (assíncrono) e online ao vivo (síncrono);
  • Apoio do professor durante todo o processo de formação;
  • aumentar a atenção plena nas experiências relacionadas à alimentação;
  • Equipe de Professores com sólida formação internacional em diferentes protocolos baseados em Mindfulness e Compaixão.
  • Para obtenção do certificado de instrutor de Mindful Eating para a saúde, o aluno deverá participar dos 5 módulos.

Porque fazer a formação profissional em mindful eating?

– Porque comer faz parte da nossa natureza.
– Porque a alimentação com consciência pode nos proporcionar mais saúde e qualidade de vida.
– Porque conhecer esta abordagem inovadora é promissora no Brasil poderá beneficiar muitas pessoas e ser um diferencial na sua atuação profissional , além de trazer maior realização pessoal.

DIRETRIZES INTERNACIONAIS
Visando oferecer o melhor benefício a vocês e à comunidade que receberá este programa pelas suas mãos, o Centro Paulista de Mindfulness construiu essa formação com base nas diretrizes internacionais de boas práticas para treinadores de instrutores de mindfulness, disponíveis abaixo:

- Diretrizes para Instituições que oferecem treinamento de facilitadores em intervenções baseadas em Mindfulness (IBM)
- Manual de Boas Práticas para Treinadores de facilitadores em Práticas baseadas em Mindfulness
- Treinadores devem conhecer e aderir às Diretrizes do Manual de Boas Práticas para Facilitadores

- Módulo 1 (presencial): Em formato de retiro de 4 dias, os estudantes recebem conteúdo teórico e prático aproximando-os da neurociência, do comportamento alimentar, temática de Mindful Eating, da natureza, bem como das habilidades de um instrutor de Mindful Eating. 

- Módulo 2 (online ao vivo): os estudantes vivenciam como participantes o programa modelo desta formação, em 8 semanas, online, o qual poderá ser reproduzido para finalização da formação. 

- Módulo 3 (assíncrono; você acessa no seu horário possível): com a liberdade de escolher a hora e local, os participantes receberão conteúdo teórico sobre as intervenções baseadas em Mindfulness e compaixão e sua interface com Mindful Eating, os diferentes protocolos de Mindful Eating, integração do sistema nervoso, digestório. 

- Módulo 4 – Final (presencial): aprofundamento em aspectos teóricos do programa de Mindful Eating ofertado, e refinamento de habilidades essenciais para o professor instrutor de Mindful Eating para promoção de saúde. 

- Módulo 5 – Mentoria (4 encontros online individuais)

O programa de formação contempla:

6 professores;
2 retiros : 55 horas de aulas;
6 cursos online:  12 horas de duração:  Controle Inibitório e alimentação; Bases teóricas de Mindful Eating; MBIs no contexto alimentar; MBITAC; Autocompaixão; Os diferentes protocolos de Mindful Eating;
1 Protocolo Mindful Eating para Saúde– online – 16 horas de aulas;
8 encontros online = 16hs;
2 apostilas para facilitadores (1 para cada retiro) + material online + 1 apostila para o aluno de futuros grupos;
4 mentorias.

 PRÉ-REQUISITOS:

·  Ser graduado;
·    Ter participado de um grupo de 8 semanas de Mindfulness com instrutor (Mindfulness para qualidade de vida/ MBRP / MBCT / MBSR / MBHP / online interativo)
· Profissionais com nível superior, preferencialmente da saúde, com interesse na prática pessoal e no uso profissional de Mindfulness como intervenção de promoção da saúde física e mental.

 

 

PROFESSORES:

Buscando contemplar diferentes dimensões do comer e adicionar diferentes experiências em Mindfulness que se aplicam à Nutrição, esta formação inclui professores com diferentes graduações e formações em Mindfulness. 

VERA SALVO
Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para cuidados integrativos. Doutora em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva (UNIFESP) investigando diabetes, obesidade e dislipidemia entre indígenas e população nipo-brasileira. Pós doutoranda em Saúde Coletiva –(UNIFESP)/ Escola Paulista de Medicina. Instrutora de Mindfulness certificada pelo Centro Mente Aberta Mindfulness Brasil – UNIFESP; possui também formação em Mindful Eating (MB-EAT) – Califórnia; Instrutora de desenvolvimento da Compaixão baseado em mindfulness pelo Instituto Cultivo - México. Possui 20 anos de experiência docente no ensino superior, 8 anos como coordenadora de curso.
É colunista do site “Eu Vejo”. Palestrante experiente tendo participado de dezenas de congressos nacionais e internacionais na área de Nutrição e Mindfulness,  além de ter realizado mais de 80 grupos de mindfulness/mindful eating, nos contextos público e privado, além de retiros e workshops relacionados. Pioneira da implementação de Mindful eating no Brasil, tendo desenvolvido dois programas adaptados à realidade brasileira: Mindful eating para a saúde e mindful eating terapêutico. Com base em sua experiência clínica e acadêmica com a população brasileira, bem como com a condução de programas de Mindfulness, Mindful eating, além do acompanhamento de outros protocolos baseados em Mindfulness com instrutores experientes, desenvolveu o primeiro curso de formação em Mindful Eating no Brasil.

MARCELO OLIVEIRA

Psicólogo Clínico, Mestre em Saúde Coletiva – Unifesp, Professor/ Instrutor de Mindfulness, Sócio proprietário do portal Mundo Mindfulness, Sócio proprietário do ZenWay Wellness Center, Sócio proprietário do Centro Paulista de Mindfulness.

Cursos de Mindfulness em: Mindfulness para a Saúde pelo instituto Breathworks – UK, Mindfulness based cognitve therapy – Universidade de Oxford, Prevenção de recaída baseada em Mindfulness – Unifesp/ Sara Bowen. Treinamento de Mindfulness e compaixão – Valentin Mendes. Formação em ACT ( Terapia de aceitação e compromisso) com Russ Harris, Mindful Self Compassion – Universidade da Califórnia San Diego.Mais de 15 anos de prática meditativa. Um dos pioneiros de Mindfulness no Brasil, tendo realizado mais de 150 turmas dos programas Mindfulness de 8 semanas contribuindo para o conhecimento de milhares de alunos. Co-autor do livro: Terapias Comportamentais de Terceira Geração: Guia para profissionais

SUSSUMU HIRAYAMA

Sócio-fundador do Centro Paulista de Mindfulness e professor do Curso de Formação Profissional em Mindfulness no Centro Paulista de Mindfulness e no Mente Aberta- Unifesp. Instrutor de Qi Gong e Alquimia Interna do Tao da Grande Tríade. Fisioterapeuta especialista cardiorrespiratório (Incor-HCFMUSP), Foi professor de yoga e estuda medicina Chinesa (ETOSP), Mestrado em Ciências da Motricidade (Unesp), Doutorado (Unicamp) e Pós-doutorado (Unifesp) com Mindfulness. Foi fellow na Universidade de Tsukuba (Japão), na Sahaj Marg Spirituality Foundation (Índia), em Nazaré Universidade da Luz, no Centre for Mindfulness Research and Practice da Universidade de Bangor (Reino Unido) e no Center for Mindfulness and Compassion do CHA – Harvard Medical School Teaching Hospital (EUA).

VÍVIAM VARGAS

Sócia-fundadora do Centro Paulista de Mindfulness onde oferece programas de mindfulness para população geral e clínica, workshops, palestras e formação profissional. Psicóloga, mestre em psicologia, doutora em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). 
Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies –Warminster – Inglaterra. Em Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa Mindfulness-Based Cognitive Therapy oferecido pelo Mente Aberta, em parceria com o Oxford Mindfulness Centre. Participou de vários retiros de aprofundamento, workshops, masterclass e congressos nacionais e internacionais de Mindfulness.

MAYRA PIRES ALVES MACHADO
Terapeuta Ocupacional, mestre e doutora em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo, onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Possui certificação profissional em MBRP realizado pela Dra. Sarah Bowen através do MBRP Brasil, Formação Profissional em Mindfulness pelo Mente Aberta, e está em formação em Terapia cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) pelo Mindfulness Oxford Centre.

Waverli Maia Matarazzo-Neuberger

Sou graduada em Ciências Biológicas (USP), mestre e doutora em Ciências Biológicas (USP). Especializei-me em Educação para Sustentabilidade no Schumacher College onde obtive em 2008 o Certificate in Education for Sustainability; em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago com Humberto Maturana e Ximena D’Ávila (2009-2012) e em Teoria U com Otto Scharmer, no Presencing Institute, onde cursei o MasterClass in Theory U (2010-2012). Fui professora titular na Universidade Metodista de São Paulo, onde criei e coordenei o Programa Metodista Sustentável, o Centro de Sustentabilidade e o curso de Gestão Ambiental. Fui Secretária de Meio Ambiente de Santo André (1993-1996). Atualmente minha atuação profissional está focada em Educação para a Sustentabilidade no Ensino Superior e em como formar lideranças que atuem nas mudanças necessárias para se atingir um futuro sustentável. Mantenho ainda meu interesse na Conservação das Florestas.

.

OUTROS EVENTOS

ENVIE SUA MENSAGEM

11 + 7 =

ENTRE EM CONTATO

EMAIL
contato@spmindfulness.com.br

WHATSAPP
(11) 94977-0771

REDES SOCIAIS

NOSSOS ENDEREÇOS

UNIDADE VILA CLEMENTINO
Rua Pedro de Toledo, 129 – Sala 33

UNIDADE PINHEIROS
Rua Amaro Cavalheiro, 347 – CJ 306

UNIDADE PAULISTA
Rua Teixeira da Silva, 329 – CJ 91

Share This