Blog

5 exercícios de Mindfulness para autocuidado

Na maior parte do dia estamos nos preocupando com os outros: cuidamos do nosso trabalho, da nossa família e dos amigos, sem muitas vezes ter tempo cuidar de si mesmo. Muitas vezes, mesmo dedicando tempo para si, é provável que a atenção esteja voltada para fora, voltada para os problemas que devem ser resolvidos ou para acontecimentos passados.

Com o autocuidado, o amor próprio floresce, o autojulgamento e as autocríticas são substituídas por amorosidade e autocompaixão. Com Mindfulness é possível que você desenvolva uma conexão consigo mesmo, aprendendo a aceitar melhor seus defeitos e falhas.

Leia agora mesmo 5 dicas práticas de mindfulness para desenvolver seu autocuidado!

1.Ao despertar pela manhã
Ao invés de levantar num impulso, permita-se despertar de forma gradual e gentil. Leve a atenção para a sua respiração e para o seu corpo e perceba cada membro: inicialmente os pés,depois panturrilhas, joelho, coxas e assim por diante.

2.Ao escovar os dentes
Da próxima vez que for escovar os dentes use a sua mão não dominante. Essa ação fará com que você tenha mais atenção e consciência, devido a dificuldade que essa tarefa necessita. Investigue com curiosidade os movimentos e sensações ampliando a sua percepção de tudo o que envolve esta ação.

3.Ao caminhar
Ande devagar e de maneira consciente. Perceba seus braços balançando, as pernas se intercalando, e os pés batendo no chão. Tente sentir o chão que você pisa através do calçado, tente sentir a brisa que bate no seu rosto, atente para as sensações que você tem durante o caminho.

4. Exercício de inspiração e expiração
Sinta o peito dilatar e, em seguida, expire pela boca. Repita cinco vezes e então feche os olhos, voltando ao jeito natural de respirar. Observe o movimento de subida e descida provocado no corpo. Repita duas vezes. Cada vez que a mente se distrair, recomece sem sentir culpa ou chateação.

5. Sensações
Feche os olhos e sente em uma cadeira e observe sua postura. Sinta como as pernas tocam na cadeira, como os pés estão apoiados no chão e como é a textura da suas roupas na pele. Agora preste atenção nos outros sentidos, o cheiro que você sente, o gosto da sua boca, se está com calor ou frio. Perceba suas sensações.

Exercite as dicas e desenvolva o seu autocuidado com essas práticas simples.

Para aprender mais sobre meditação conheça o nosso Programa de Mindfulness para Qualidade de Vida. Saiba mais:  https://spmindfulness.com.br/programa-de-qualidade-de-vida

Deixe o seu comentário abaixo:

 

2 Comentários

  1. Viviane

    Pratico esses exercícios desde maio de 2018, quando comecei a exercitar a gratidão, com um exercício simples de trocar a pulseira de braço toda ez que reclamasse, julgasse ou xingar, oportunizado pela Márcia Luz num programa de televisão que assistia Todo Seu; a fazer oração conectada. Este ano, após reprogramação mental com Raquel Kouri, veio a necessidade da meditação e o exercício do amor próprio e do perdão sob a filosofia de que só podemos dar ao outro o que temos! Meu sonho é fazer um curso em meditação para crianças MindKids para aprimorar a técnica que já aplico para alunos da rede pública de São Paulo e iniciar um trabalho voluntário pela manhã. Um abraço carinhoso! Viviane Feitosa

    Responder
  2. Alex Mourão Terzi

    Obrigado, Víviam, Marcelo e Sussumu. Vocês são muito queridos.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENVIE SUA MENSAGEM

13 + 14 =

ENTRE EM CONTATO

EMAIL
contato@spmindfulness.com.br

WHATSAPP
(11) 94977-0771

REDES SOCIAIS

NOSSOS ENDEREÇOS

UNIDADE VILA CLEMENTINO
Rua Pedro de Toledo, 129 – Sala 33

UNIDADE PINHEIROS
Rua Amaro Cavalheiro, 347 – CJ 306

UNIDADE PAULISTA
Rua Teixeira da Silva, 329 – CJ 91

Share This