Localização

ARUJÁ
Categoria

Mais Informações

Inscrições

Data

04 set 2019

Tempo

Durante o dia todo

Custo

R$900,00

Retiro de silêncio do CPM

Este retiro é um mergulho no silêncio. É uma oportunidade para despir a superficialidade das nossas narrativas habituais e ir mais fundo, explorando todos os sentidos. A ênfase é a continuidade de uma consciência relaxada, porém alerta, quando estamos sentados ou caminhando ou em nossas atividades diárias. Por simplesmente olhar para o processo corpo / mente com interesse, curiosidade e aceitação, começamos a entender a experiência de viver como é.

As práticas serão guiadas e envolvem práticas de reflexão de intenção, práticas sentadas, movimentos corporais, caminhadas e práticas de compaixão.

ESTE RETIRO  PREENCHE UM DOS PRÉ-REQUISITOS PARA AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES DE MINDFULNESS NO BRASIL E NO EXTERIOR.

* Este retiro não confere competência para ensinar ou aplicar o programa a outros, mas é um pré-requisito obrigatório em quase todas as formações profissionais para aqueles interessados em ensinar Intervenções baseadas em Mindfulness.

Potenciais benefícios

  1. “Baixar a poeira”, decantar a agitação mental e física;
  2. Dissipar o tédio (embora a princípio possa parecer diferente, perceberemos que mergulhando na experiência, não há tédio);
  3. Aprender o real sentido da aceitação por meio da experiência
  4. Fazer amizade com o seu sofrimento (pratique a Aceitação);
  5. Reduzir seus níveis de ansiedade e estresse;
  6. Práticar alimentação consciente;
  7. Obter uma boa dose de opiáceos naturais;
  8. Sentir amor por todos os seres;
  9. Obter mais clareza em sua vida;
  10. Desenvolver a habilidade de estar ciente de suas experiências (boas e ruins, agradáveis e desagradáveis) de momento a momento – para que você possa aprender a reagir com mais habilidade às situações do que simplesmente reagir automaticamente.

 

Este retiro é para pessoas que:

  1. Querem promover seu senso de saúde e bem-estar;
  2. Queemr viver com mais consciência;
  3. Querem aprender formas de autodesenvolvimento e autocuidado.
  4. Estão buscando um tratamento complementar ao tratamento médico ou psicoterápico (contate-nos para esclarecimentos);
  5. Sentem-se estressados por seus empregos ou sentem-se esgotados;
  6. Estão vivendo com uma doença crônica;
  7. Têm sintomas psicossomáticos (problemas com sono, digestão …);
  8. Querem fazer uma escolha consciente de estilo de vida (como posso cuidar de mim).

Cronograma

As atividades terão início no primeiro dia às 17:00 e terminarão no último dia às 12:00.

Durante todos os outros dias, o cronograma seguirá os seguintes horários:

7:00 Prática matinal

8:00 Café da Manhã

9:00 Práticas e programação do retiro

10:30 Intervalo com lanche

11:00 Práticas e programação do retiro

12:30 Almoço

13:00 Tempo livre para descanso e contemplação

15:00 Práticas e programação do retiro

16:30 Intervalo com lanche

17:00 Práticas e programação do retiro

19:00 Jantar

20:00 Prática de fechamento do dia.

Todos os dias os facilitadores estarão disponíveis para discussão e dúvidas após o encerramento das atividades do retiro, para atendimentos individuais, em caso de necessidade.


Por quê participar deste retiro:

Um retiro de meditação é o “melhor momento”. Não há nada que seja exigido de você. Quando a vida corre em ritmo acelerado, com níveis incrementais de estresse, há poucas oportunidades de fazer uma pausa e permitir que a mente e o corpo se recuperem completamente. Ir a um retiro permite-lhe sair da rotina diária e oferece o precioso tempo de que necessita tanto a nível mental como físico.

O silêncio pode ser um desafio para algumas pessoas no início, porque é uma experiência nova e desconhecida. Ficar em silêncio pode ser confuso. Isso é especialmente verdadeiro quando a associação primária com o silêncio é desconfortável. No entanto, nossa experiência nos diz que a maioria das pessoas aprecia o silêncio do retiro. Mesmo aqueles que foram intimidados por ele no início, muitas vezes encontram a paz no silêncio e se tornam relutantes em terminar o retiro. À medida que os participantes se tornam conscientes de sua riqueza, eles abraçam o silêncio em vez de temê-lo.

O silêncio permite uma sensação maior de intimidade com o mundo.

Em silêncio constante, nossos sentidos se tornam mais aguçados, e tanto o mundo interior como o exterior podem parecer-nos mais claros. Por exemplo, começamos a notar os pássaros cantando ou podemos sintonizar nossos pensamentos e emoções com mais calma.

O principal objetivo deste retiro silencioso é apoiar nossa prática de meditação. O silêncio ajuda a manter nosso foco no aumento da atenção e concentração. A continuidade da atenção plena é muito mais fácil quando você não fala. A complexa interação de emoções e atitudes envolvidas na maioria das interações sociais tendem a manter uma mente muito ativa e fragmentada, não permitindo uma concentração profunda.

Frequentemente quando repousamos no silêncio, descobrimos um belo estado de espírito que surge quando o pensamento discursivo diminui. O pensamento discursivo refere-se ao diálogo interno em nossas próprias mentes. Quando o pensamento discursivo desaparece, a mente se torna mais pacífica. À medida que a excitação diminui, o desejo e a aversão também diminuem. Quando esse interior calmo é acompanhado de confiança, pureza e equanimidade, diz-se que a mente experimenta a plenitude.

O GRUPO

Este retiro é realizado em grupo e os praticantes passam muito tempo em silêncio na companhia de outros. À medida que o silêncio coletivo se desenvolve, os praticantes geralmente descobrem que estar com o outro em silêncio permite uma rica sensação de conexão, que pode ser ainda mais recompensadora do que se estivessem envolvidos em uma conversa. Em vez de conhecer o outro através das histórias de quem eles são, o que eles fazem e fizeram, o silêncio destaca nossa humanidade compartilhada e um relacionamento empático e compassivo. Uma lição maravilhosa de um retiro é como modos pacíficos de estar com os outros podem permitir um profundo senso de conexão.

Valor 990,00*

De 04 a 09/09/19.

Local:

Arujá

Casa de Retiros Nossa Senhora Aparecida – Legionários de Cristo – ​Arujá –

Endereço: Estrada da Cruz Santa, 1211 – Saída Km 194 da Rod. Presidente Dutra (sentido Rio de Janeiro) Arujá – SP, 07540-000

Telefone: (11) 4654-3473

Site: www.legionariosdecristoaruja.com.br/casaderetiro

Email: contato@legionariosdecristoaruja.com.br

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *