Blog

As Bases do Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness

O Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness é inspirado nos mundialmente reconhecidos programas Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR), Mindfulness Based Cognitive Therapy (MBCT), Mindfulness Based Relapse Prevention (MBRP), Mindfulness Based Pain and Illness Management (Breathworks), Body and Mind Training e Mindful Self-Compassion, mas tendo sido construído de maneira que estes conhecimentos pudessem ser adaptados e aplicáveis  à população Brasileira, de acordo com a vasta experiência clínica e acadêmica de seus criadores: Marcelo Batista de Oliveira, Márcio Sussumu Hirayama e Víviam Vargas de Barros.

O texto a seguir, foi construído pelo aluno da formação profissional em Mindfulness do Centro Paulista de Mindfulness  – Hilson Ferraz, 42 anos, Coordenador de Tecnologia da Informação – TI.

Com base nos artigos “What defines mindfulness-based programs? The warp and the weft” (2016)  e “Holding the Heart of Mindfulness-Based Stress Reduction: Balancing Fidelity and Imagination When Adapting MBSR” (2013), é possível identificar alguns elementos comuns que compõem o núcleo de um Programa Baseado em Mindfulness, também presentes no Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness:

  • Influências chave: fundamentação amparada em Práticas contemplativas, Neurociência Cognitiva, Medicina, Psicologia, Educação
  • Claro enfoque para saúde mental e bem-estar, identificando causas para o sofrimento humano e endereçando meios de lidar com ele, incluindo treino de atenção, descentramento e controle inibitório.
  • Desenvolvimento de uma nova maneira de relacionar-se com a experiência presente, caracterizada pelo foco no momento presente e uma abordagem de aproximação, ao invés de esquiva ou evitação. O modo como nos relacionamos com o sofrimento é o ponto central de muitas dificuldades e distúrbios.
  • Suporte ao desenvolvimento de maior autorregulação atencional, emocional e comportamental, além de qualidades como compaixão, autocompaixão, sabedoria, equanimidade.
  • Engajamento dos participantes em um treinamento intensivo de práticas meditativas de mindfulness (formais e informais), num processo de aprendizado experiencial baseado em investigação (inquiry) e que inclui um convite a práticas diárias para desenvolvimento do insight e entendimento. Tipicamente, práticas formais incluem body scan, movimento mindful, meditação sentada.

Para além do conteúdo e fundamentação do programa, o instrutor de um Programa Baseado em Mindfulness notadamente deve demonstrar:

  • Competências explícitas, conforme modelo MBI:TAC
  • Embodiment das atitudes Mindfulness (9 atitudes) – Veja o texto do Blog “Antes de um instrutor, um praticante”: spmindfulness.com.br/antes-de-um-instrutor-um-praticante
  • Ter formação apropriada e buscar aprimoramento das competências de ensino e prática pessoal, engajando-se em retiros periódicos.
  • Entendimento de ser parte do processo de aprendizado junto aos estudantes, praticantes ou pacientes.

Elementos Adaptáveis

As adaptações de um Programa Baseado em Mindfulness em geral são de 3 tipos:

  • Fundamentadas por um modelo ou framework teórico. Ex: MBCT.
  • Adaptações para uma população específica. Ex: Mindful Eating, MBRP
  • Adaptações para um contexto ou cenário particular. EX: programas corporativos, voltados às escolas, etc.

Aos elementos chave do currículo são integrados elementos adaptados ao contexto e população específicos do programa adaptado. Tipicamente, podem ocorrer variações na estrutura, duração e entrega do Programa para atender à população ou contexto específicos. Nesse sentido, a tabela abaixo visa esclarecer os pontos em comum e as adaptações entre o Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness do Centro Paulista de Mindfulness e o Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) de Jon Kabat-Zinn.

Para saber mais sobre o nosso programa e a formação profissional do Centro Paulista de Mindfulness, visite o nosso site:  www.spmindfulness.com.br ou entre em contato conosco pelo e-mail spmindfulness@gmail.com, WhatsApp – (11)  94977-0771.

Visite nossas redes sociais:

www.facebook.com/spmindfulness

www.instagram.com/cpmindfulness

www.youtube.com/channel/UCOZ3fCRdlqzplD8WinbzwGA

Tabela 1 – MBSR x Programa de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness (Centro Paulista  de Mindfulness)

MBSRPrograma de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness
Oferecido em 8 semanas consecutivas, com um dia de retiro em silêncio entre as sessões 6 e 7.Oferecido em 8 semanas consecutivas, sem o dia em silêncio
Sessões com 2 a 3.5 horas de duraçãoSessões com 2 horas de duração
Exceto na primeira aula, toda sessão inicia com uma prática.Exceto a primeira aula, toda sessão inicia com uma prática.
Existem práticas deitadas, sentadas, e em movimento.Existem práticas deitadas, sentadas, e em movimento. Inclusão de práticas baseadas em compaixão.
Aulas incluem exercícios específicos em classe e estendidos como lição de casa para discussão nas aulas subsequentes.Aulas incluem exercícios específicos em classe e estendidos como lição de casa para discussão nas aulas subsequentes.
Uso de poemas e histórias para conectar com os participantes emocionalmente e ajudá-los a acessar suas experiências internas.Uso de poemas e histórias para conectar com os participantes emocionalmente e ajudá-los a acessar suas experiências internas.
Atitude mindful do instrutor durante o inquiry das experiências (embodiment)Atitude mindful do instrutor durante o inquiry das experiências (embodiment)
Práticas informais para incorporar no dia a dia: por exemplo diário de reações.Práticas informais para incorporar no dia a dia: por exemplo diário de reações.

Práticas formais para casa:

Aulas 1 e 2: body scan e exploração da respiração

 

Aulas 3 e 4: yoga e body scan alternados, prática da respiração sentado(a)

 

Aulas 5 e 6: monitoramento aberto, yoga e caminhada mindful

 

 

Aulas 7 e 8: participantes fazem a prática não guiada de sua escolha

 

Práticas formais para casa:

Aulas 1 e 2: body scan e exploração da respiração

 

Aulas 3 e 4: movimento, prática da respiração sentado(a) e caminhada alternados

 

Aulas 5 e 6: pensamentos e movimento (going big), opção de prática de lidar com dificuldades, monitoramento aberto

 

Aulas 7 e 8: Práticas de monitoramento minimamente guiadas e bondade amorosa

Temas e conteúdos referentes organizados semana a semanaTemas e conteúdos referentes organizados semana a semana

 

ENVIE SUA MENSAGEM

9 + 11 =

ENTRE EM CONTATO

EMAIL
contato@spmindfulness.com.br

WHATSAPP
(11) 94977-0771

REDES SOCIAIS

NOSSOS ENDEREÇOS

UNIDADE VILA CLEMENTINO
Rua Pedro de Toledo, 129 – Sala 33

UNIDADE PINHEIROS
Rua Amaro Cavalheiro, 347 – CJ 306

UNIDADE PAULISTA
Rua Teixeira da Silva, 329 – CJ 91

Share This